A aprendizagem no ensino de ciências na temática solo a partir da utilização da literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental
Abstract
Nesta pesquisa propomos investigar a aprendizagem no Ensino de Ciências no
conhecimento sobre a temática Solo e a utilização da Literatura Infantil como meio
para promover associações interdisciplinares com os conhecimentos das áreas de
Ciências com a área da Linguagem, considerando que contribui para a apreensão
do conhecimento com o estímulo da imaginação e da fantasia. Com o objetivo de
investigar se as aprendizagens ocorrem no Ensino de Ciências, por meio de
associações dos conteúdos sobre o Solo e a Literatura Infantil, que suscita o
imaginário e a fantasia, de modo a estabelecer analogias ao conhecimento científico
e a interdisciplinaridade, a pesquisa se justifica a partir da utilização da Literatura
Infantil como elemento de interlocução, com significação e compreensão da
aprendizagem pelo estudante no processo de Ensino de Ciências como objeto
didático de ensino-aprendizagem, o que contribui para a apreensão do
conhecimento por parte do aluno. A pergunta de pesquisa que norteia a pesquisa é:
“Como a Literatura Infantil, compondo-se como objeto didático de ensinoaprendizagem, pode contribuir para a aprendizagem no Ensino de Ciências no 3º
ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental no tema Solo a partir de uma
Sequência Didática?”. O referencial teórico baseia-se nos autores Carvalho (1997,
2018), Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2011) e Sasseron (2015), acerca do
Ensino de Ciências. Tardif (2002) e Nóvoa (2009) para discussão sobre saberes
docentes e formação de professores. Zilberman (2008) e Piassi (2015) sobre o
Ensino de Ciências e a Literatura Infantil. Vygotsky (1991, 2010), para a Teoria da
Aprendizagem Sociointeracionista, e Zabala (1998), para a construção da Sequência
Didática como estratégia para o ensino-aprendizagem. Reggio Emilia (1945) para a
fundamentação da metodologia. A pesquisa é de abordagem qualitativa e, quanto ao
objetivo, é de cunho descritivo associado à metodologia da Documentação
Pedagógica de Reggio Emilia (1945) para coleta e análise de dados, que são
registros de desenhos das atividades do cotidiano escolar. Utilizamos a proposta da
Literatura Infantil para estímulo do raciocínio no Ensino de Ciências sobre o Solo,
com a participação dos alunos nos diálogos e argumentações, para estabelecer as
relações com a aprendizagem na construção do conhecimento. O produto
educacional gerado apresenta-se como uma Sequência Didática articulada com a
Literatura Infantil. O público-alvo da pesquisa é composto por 15 alunos da classe do
3
o ano do ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental em uma unidade escolar
pública do Município de Duque de Caxias. As atividades realizadas serviram como
arcabouço para a análise da aprendizagem e das associações do conteúdo proposto
com a literatura e como fio condutor para apreensão dos conhecimentos do
conteúdo de Ciências, para reflexão sobre a prática educativa e como material
disponível para acesso aos professores desse nível de ensino. A pesquisa
demonstrou o alcance da aprendizagem sobre o Solo a partir da utilização da
Literatura Infantil nas aulas de Ciências com a Sequência Didática na construção
dos conceitos, estímulo do raciocínio para as associações e apreensão do
conhecimento, na medida em que os alunos demonstraram a apropriação desses
conceitos.
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