dc.contributor.advisor | Santos, Ana Paula Bernardo dos | |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T13:59:39Z | |
dc.date.available | 2024-03-01T13:59:39Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Brenda Silva dos. Estudos de caso aplicados ao ensino de química: guia didático destinado a professores do ensino médio. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/695 | |
dc.description.abstract | Ainda é muito comum observar a distância da química da sala de aula e a
química presente em situações recorrentes do dia a dia. Essa distância se
forma através de aulas que visam somente a transmissão do
conhecimento, das meras correlações sem sentidos, das metodologias
baseadas em memorizações e toda e qualquer metodologia em que não
discorre sobre nenhuma aplicabilidade no viver diário. Nessa perspectiva,
o presente trabalho propõe a elaboração de um guia didático como
material de apoio para professores de química do Ensino Médio, composto
por cinco estudos de caso. O Guia Didático - Estudos de Caso Aplicados ao
Ensino de Química foi elaborado baseado no método de Estudo de Caso,
na perspectiva do ensino por investigação, colocando o aluno como o
protagonista desse processo. Para a produção do guia, foram elaboradas
diversas narrativas atreladas às atividades experimentais que perpassam
as diretrizes educacionais vigentes do ensino médio, tendo como fonte de
inspiração artigos científicos, reportagens, curiosidades e situações
vivenciadas pela autora. Para auxílio do professor, o guia sugere
orientações para a aplicação do conteúdo, bem como informações acerca
de cada caso, como a fundamentação do caso, aplicação do caso,
resolução do caso e a proposta de atividade experimental utilizando
materiais alternativos. A avaliação do guia didático ocorreu por meio da
análise de professores de química do Ensino Médio mediante o envio de
questionário. Os professores foram selecionados de acordo com as áreas
perpassadas pelo guia didático e o ambiente de atuação do profissional.
Os resultados revelam que o guia didático é de grande aplicabilidade, pois
é de fácil compreensão e aborda questões importantes no ensino de
química, embora tenham sinalizado limitações para o tempo de realização
das atividades contempladas pela metodologia ativa. Logo, conclui-se que
as propostas de estudos de caso, bem como as problematizações
realizadas, visando estabelecer conexão com o cotidiano dos alunos são
apropriadas para o uso no Ensino Médio. Dessa forma, espera-se que o
guia auxilie e incentive os docentes quanto ao uso de metodologias ativas
ao passo em que também seja compreendida a importância da química e
sua magnitude, pois através da possibilidade de propor e conceder
soluções para uma problemática real desperta no aluno o interesse,
compreendendo assim de forma mais contextualizada. | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino. | pt_BR |
dc.subject | Educação - Material alternativo. | pt_BR |
dc.subject | Guia didático. | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino Médio) - Manuais, guias e etc. | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química - Professores - Formação. | pt_BR |
dc.title | Estudos de caso aplicados ao ensino de química : guia didático destinado a professores do ensino médio | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Brenda Silva dos | |
dc.type | TCC | pt_BR |