Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica
Resumo
Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta investiga a dimensão ambiental como potência transdisciplinar. A atividade relatada busca envolver os campos da arte, ciência e tecnologia através da utilização de experiências científicas aplicadas em vivências sensoriais com a promoção de diálogos sobre questões emergentes de nosso tempo. A necessidade de uma transição ecológica do pensamento, proposta pelos autores dialoga com o experimento apresentado, pois este postula uma abordagem ativa com eletrônica básica de maneira descomplicada para uma educação tecno-eco-lógica. A proposta busca conectar os jovens ao seu próprio ecossistema através de circuitos eletrônicos de baixo custo capazes de produzir informação sobre o ambiente, dispositivos construídos e experimentados em caminhadas pela floresta, gerando reflexões que são posteriormente transformadas em expressão artística.