Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBonorandi, Giuliano Djahjah, orient.
dc.date.accessioned2023-12-08T15:04:07Z
dc.date.available2023-12-08T15:04:07Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationMACHADO, Filipe Miranda. Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica. Orientador: Giuliano Djahjah Bonorandi. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/682
dc.description.abstractEste é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta investiga a dimensão ambiental como potência transdisciplinar. A atividade relatada busca envolver os campos da arte, ciência e tecnologia através da utilização de experiências científicas aplicadas em vivências sensoriais com a promoção de diálogos sobre questões emergentes de nosso tempo. A necessidade de uma transição ecológica do pensamento, proposta pelos autores dialoga com o experimento apresentado, pois este postula uma abordagem ativa com eletrônica básica de maneira descomplicada para uma educação tecno-eco-lógica. A proposta busca conectar os jovens ao seu próprio ecossistema através de circuitos eletrônicos de baixo custo capazes de produzir informação sobre o ambiente, dispositivos construídos e experimentados em caminhadas pela floresta, gerando reflexões que são posteriormente transformadas em expressão artística.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectEducação e tecnologiapt_BR
dc.subjectTransdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCiências Ambientaispt_BR
dc.titleHack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológicapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Filipe Miranda
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples