dc.contributor.advisor | Bonorandi, Giuliano Djahjah, orient. | |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T15:04:07Z | |
dc.date.available | 2023-12-08T15:04:07Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Filipe Miranda. Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica. Orientador: Giuliano Djahjah Bonorandi. 2023. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/682 | |
dc.description.abstract | Este é um relato de experiência sobre a atividade transdisciplinar Hack[ando] a Floresta e análise de sua metodologia sob a ótica de três pensadores da educação: Daniel Munduruku, Moacir Gadotti e Edgar Morin. Nossa proposta investiga a dimensão ambiental como potência transdisciplinar. A atividade relatada busca envolver os campos da arte, ciência e tecnologia através da utilização de experiências científicas aplicadas em vivências sensoriais com a promoção de diálogos sobre questões emergentes de nosso tempo. A necessidade de uma transição ecológica do pensamento, proposta pelos autores dialoga com o experimento apresentado, pois este postula uma abordagem ativa com eletrônica básica de maneira descomplicada para uma educação tecno-eco-lógica. A proposta busca conectar os jovens ao seu próprio ecossistema através de circuitos eletrônicos de baixo custo capazes de produzir informação sobre o ambiente, dispositivos construídos e experimentados em caminhadas pela floresta, gerando reflexões que são posteriormente transformadas em expressão artística. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Educação e tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.title | Hack[ando] a floresta: educação, ciência e natureza: abordagens transdisciplinares na aprendizagem tecnológica | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Filipe Miranda | |
dc.type | TCC | pt_BR |