Google Maps como ferramenta didática na promoção do pensamento geográfico
Abstract
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano e, nesse sentido, a escola tem o potencial de ser um local de contato e aprendizado crítico sobre essas ferramentas, a fim de formar cidadãos autônomos e qualificados para compreender e agir no mundo globalizado em que vivemos. Partindo dessa perspectiva, o artigo apresenta um relato de experiência sobre o uso do aplicativo Google Maps como recurso didático para incentivar o desenvolvimento da curiosidade crítica e do pensamento geográfico em alunos e alunas de uma turma de oitavo ano da rede municipal de Guapimirim. O aplicativo foi utilizado em aulas de Geografia na busca de reforçar a importância da disciplina como um saber estratégico para entender e agir no mundo, estimulando o pensar através da dimensão espacial em sua totalidade e da análise sistêmica das dinâmicas interações entre sociedade e natureza. O acesso à rede de internet foi o principal obstáculo encontrado no desenvolvimento das atividades. Apesar das dificuldades técnicas, as intervenções realizadas foram positivas para o processo de ensino-aprendizagem.