Análise da motivação/desmotivação dos alunos do terceiro ano do curso normal do Instituto de Educação Carlos Pasquale, em Nilópolis, quanto à aprendizagem em Educação Física com vistas à sua prática futura como professor generalista
Visualizar/ Abrir
Data
2018Autor
Lima, Ana Cristina de Santana Dias
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo deste artigo é analisar se os alunos, do terceiro ano Normal do Instituto de educação de Nilópolis, se sentem motivados quanto ao seu conhecimento sobre as metodologias de ensino de educação física e ainda, se estão atualizados quanto à legislação de ensino específica da área e se esses fatores afetariam sua motivação em sua futura prática docente. A metodologia utilizada foi qualitativa e nossa amostra foi composta de 40 alunos do Instituto. Concluímos que a maioria da amostra conhece algum tipo de metodologia de ensino, mesmo que seja tradicional ou higienista e que também, a maioria dos entrevistados, concorda com a lei no. 7195/16, que obriga que todas as aulas de educação física no Estado do Rio de Janeiro sejam dadas por professores especialistas com nível superior, e que a mesma pode influenciar positivamente a sua prática docente. Outros estudos se fazem necessários para melhor avaliar a formação didática pedagógica, em educação física, dos futuros professores generalista, além da implantação da referida lei e a qualidade das aulas, nos anos iniciais no Estado do Rio de Janeiro após sua implantação.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Análise do Ensino Remoto Emergencial na rede municipal de Araruama (RJ) sob a ótica de professores de Educação Física escolar
Farias, Breno Pereira; Costa Júnior, Edson Farret da (IFRJ, Campus Duque de CaxiaS, 2022)O ano de 2020 ficou marcado pelo início da pandemia de COVID-19. A principal estratégia adotada para mitigar seus efeitos foi o distanciamento social, medida que impossibilitou a execução do ensino presencial nas escolas. ... -
Exposição interativa “NeuroSensações” e o Ensino de Ciências: uma aproximação interdisciplinar entre o Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva e professores do ensino fundamental
Fonseca, Fernanda de Lemos; (IFRJ Campus Nilópolis, 2023)Os museus de ciências com suas atividades e exposições, são espaços de educação não formal que passam por transformações segundo as demandas sociais de cada época. Desta forma, na presente pesquisa, iniciou-se uma discussão ... -
E-book interativo da Exposição NeuroSensações : Exposição Interativa Permanente do ECI
Fonseca, Fernanda de Lemos; Pereira, Grazielle Rodrigues (Mesquita, RJ : Matilha, 2024)Este “E-book interativo NeuroSensações: Exposição In- terativa Permamente do ECI” é um produto educacional ela- borado pela aluna Fernanda de Lemos Fonseca, sob orientação da professora doutora Grazielle Rodrigues ...