• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências da Saúde
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise da motivação/desmotivação dos alunos do terceiro ano do curso normal do Instituto de Educação Carlos Pasquale, em Nilópolis, quanto à aprendizagem em Educação Física com vistas à sua prática futura como professor generalista

Thumbnail
View/Open
TCC Ana Cristina de Santana Dias Lima (883.2Kb)
Date
2018
Author
Lima, Ana Cristina de Santana Dias
Metadata
Show full item record
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar se os alunos, do terceiro ano Normal do Instituto de educação de Nilópolis, se sentem motivados quanto ao seu conhecimento sobre as metodologias de ensino de educação física e ainda, se estão atualizados quanto à legislação de ensino específica da área e se esses fatores afetariam sua motivação em sua futura prática docente. A metodologia utilizada foi qualitativa e nossa amostra foi composta de 40 alunos do Instituto. Concluímos que a maioria da amostra conhece algum tipo de metodologia de ensino, mesmo que seja tradicional ou higienista e que também, a maioria dos entrevistados, concorda com a lei no. 7195/16, que obriga que todas as aulas de educação física no Estado do Rio de Janeiro sejam dadas por professores especialistas com nível superior, e que a mesma pode influenciar positivamente a sua prática docente. Outros estudos se fazem necessários para melhor avaliar a formação didática pedagógica, em educação física, dos futuros professores generalista, além da implantação da referida lei e a qualidade das aulas, nos anos iniciais no Estado do Rio de Janeiro após sua implantação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/651
Collections
  • Ciências da Saúde

Related items

Showing items related by title, author, creator and subject.

  • Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil 

    Bruno Filho, Paulo Célio Barros (IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-20)
    Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ...
  • Educação popular, ensino de química e pré-vestibulares comunitários: a educação na construção do poder popular. 

    Fonseca, Douglas Melo da (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)
    Este trabalho tem como objetivo geral analisar não só como a educação popular influencia, em termos políticos, na formação crítica (social) dos estudantes e professores, mas também discutir como esse processo de politização ...
  • A produção sobre saberes docentes na eduação física. 

    Santos, Cassia Ludmila Paulo Vicente dos (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2019-12-20)
    O artigo analisa a produção sobre saberes docentes na Educação Física no portal de periódicos da CAPES. O objetivo é identificar na produção acadêmica da área nos últimos 10 anos a presença e relevância do ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV