dc.contributor.advisor | Almeida, Milla Benicio Ribeiro de, orient. | |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T16:31:28Z | |
dc.date.available | 2023-06-02T16:31:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Viviani Frazão do Carmo. Educação digital: um levantamento de aplicativos voltados para o ensino de Biologia no ensino médio. Orientadora: Milla Benicio Ribeiro de Almeida. 2022. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/633 | |
dc.description.abstract | A tecnologia mostra-se cada vez mais presente nas dinâmicas sociais atuais, tornando-se essencial em diversos níveis de comunicação e favorecendo o desenvolvimento de novas perspectivas para a educação. A nova BNCC, partindo desta urgência, sugere ao docente a utilização de softwares de simulação, realidade virtual, entre outros, para explicar fenômenos naturais, processos biológicos e modelos científicos. Entretanto, muitos docentes encontram dificuldades em selecioná-los. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo fazer um levantamento e a análise de aplicativos que dispunham de modelos celulares com potencial uso como recurso no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre as principais estruturas presentes em uma célula eucariótica animal. Para isso, foi elaborado um questionário avaliativo com base nos critérios estabelecidos pela norma ISO/IEC 25010 para analisar as características técnicas e pedagógicas necessárias para a abordagem dos conteúdos sugeridos pelo manual do professor do material didático selecionado. Como resultado, foram encontrados nove aplicativos que podem ser utilizados como suporte ao tema. Contudo, somente um dispôs das características compatíveis com os critérios estabelecidos, evidenciando a importância do cuidado que o docente deve ter em definir o método avaliativo e o contexto da aula para a seleção eficiente de softwares educativos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Aplicativos | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Célula eucariótica animal | pt_BR |
dc.subject | ISO/IEC 25010 | pt_BR |
dc.title | Educação digital: um levantamento de aplicativos voltados para o ensino de Biologia no ensino médio. | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Viviani Frazão do Carmo | |
dc.type | TCC | pt_BR |