• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação digital: um levantamento de aplicativos voltados para o ensino de Biologia no ensino médio.

Thumbnail
View/Open
TCC parcial VIVIANI FRAZAO DO CARMO SILVA (747.1Kb)
Date
2022
Author
Silva, Viviani Frazão do Carmo
Metadata
Show full item record
Abstract
A tecnologia mostra-se cada vez mais presente nas dinâmicas sociais atuais, tornando-se essencial em diversos níveis de comunicação e favorecendo o desenvolvimento de novas perspectivas para a educação. A nova BNCC, partindo desta urgência, sugere ao docente a utilização de softwares de simulação, realidade virtual, entre outros, para explicar fenômenos naturais, processos biológicos e modelos científicos. Entretanto, muitos docentes encontram dificuldades em selecioná-los. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo fazer um levantamento e a análise de aplicativos que dispunham de modelos celulares com potencial uso como recurso no processo de ensino-aprendizagem de estudantes do 1º ano do Ensino Médio sobre as principais estruturas presentes em uma célula eucariótica animal. Para isso, foi elaborado um questionário avaliativo com base nos critérios estabelecidos pela norma ISO/IEC 25010 para analisar as características técnicas e pedagógicas necessárias para a abordagem dos conteúdos sugeridos pelo manual do professor do material didático selecionado. Como resultado, foram encontrados nove aplicativos que podem ser utilizados como suporte ao tema. Contudo, somente um dispôs das características compatíveis com os critérios estabelecidos, evidenciando a importância do cuidado que o docente deve ter em definir o método avaliativo e o contexto da aula para a seleção eficiente de softwares educativos.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/633
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV