Mostrar el registro sencillo del ítem
Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente
dc.contributor.advisor | Araldi, Etiane, orient. | |
dc.date.accessioned | 2023-06-02T15:51:14Z | |
dc.date.available | 2023-06-02T15:51:14Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Barbara Freitas de. Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente. Orientadora: Etiane Araldi. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/631 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi escolhida a abordagem de pesquisa qualitativa narrativa por entender que essa perspectiva metodológica considerava os aspectos das vivências humanas, possibilitando analisar, além de suas histórias, o seu contexto histórico e social. Além da produção de narrativas a partir da experiência docente da própria pesquisadora, participaram da pesquisa duas alunas do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ- Campus Niterói, com registros de suas experiências em diários. Todos os registros são de professoras da rede pública municipal de ensino, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Por meio das narrativas foi possível observar que as práticas escolares se viram modificadas, mediadas pelas tecnologias através de computadores, celulares, plataformas e redes sociais. Nesse contexto, casa e trabalho dividiram um mesmo espaço, sem barreiras, sem licença para se entrelaçarem. Assim docentes atuaram em diversas esferas, além da educacional, para trazer conforto e escuta aos seus alunos e familiares, sendo inegável a sobrecarga mental e afetiva do trabalho docente. A pesquisa teve, por fim, a potencialidade de oferecer aos professores a oportunidade de no recontar, refletirem sobre suas práticas e modificá-las, criando significados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Pandemia COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Barbara Freitas de | |
dc.type | TCC | pt_BR |