Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraldi, Etiane, orient.
dc.date.accessioned2023-06-02T15:51:14Z
dc.date.available2023-06-02T15:51:14Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOUZA, Barbara Freitas de. Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente. Orientadora: Etiane Araldi. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/631
dc.description.abstractO presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi escolhida a abordagem de pesquisa qualitativa narrativa por entender que essa perspectiva metodológica considerava os aspectos das vivências humanas, possibilitando analisar, além de suas histórias, o seu contexto histórico e social. Além da produção de narrativas a partir da experiência docente da própria pesquisadora, participaram da pesquisa duas alunas do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ- Campus Niterói, com registros de suas experiências em diários. Todos os registros são de professoras da rede pública municipal de ensino, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Por meio das narrativas foi possível observar que as práticas escolares se viram modificadas, mediadas pelas tecnologias através de computadores, celulares, plataformas e redes sociais. Nesse contexto, casa e trabalho dividiram um mesmo espaço, sem barreiras, sem licença para se entrelaçarem. Assim docentes atuaram em diversas esferas, além da educacional, para trazer conforto e escuta aos seus alunos e familiares, sendo inegável a sobrecarga mental e afetiva do trabalho docente. A pesquisa teve, por fim, a potencialidade de oferecer aos professores a oportunidade de no recontar, refletirem sobre suas práticas e modificá-las, criando significados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectPandemia COVID-19pt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleNarrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docentept_BR
dc.contributor.authorSouza, Barbara Freitas de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples