Narrativas do professor em tempos de pandemia: a ressignificação do trabalho docente
Abstract
O presente estudo tem o objetivo de refletir sobre o trabalho docente e as novas relações laborais estabelecidas durante a pandemia da Covid-19 através das narrativas dos professores. Para a elaboração da pesquisa, foi escolhida a abordagem de pesquisa qualitativa narrativa por entender que essa perspectiva metodológica considerava os aspectos das vivências humanas, possibilitando analisar, além de suas histórias, o seu contexto histórico e social. Além da produção de narrativas a partir da experiência docente da própria pesquisadora, participaram da pesquisa duas alunas do curso de Pós-graduação lato sensu em Educação e Novas Tecnologias do IFRJ- Campus Niterói, com registros de suas experiências em diários. Todos os registros são de professoras da rede pública municipal de ensino, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. Por meio das narrativas foi possível observar que as práticas escolares se viram modificadas, mediadas pelas tecnologias através de computadores, celulares, plataformas e redes sociais. Nesse contexto, casa e trabalho dividiram um mesmo espaço, sem barreiras, sem licença para se entrelaçarem. Assim docentes atuaram em diversas esferas, além da educacional, para trazer conforto e escuta aos seus alunos e familiares, sendo inegável a sobrecarga mental e afetiva do trabalho docente. A pesquisa teve, por fim, a potencialidade de oferecer aos professores a oportunidade de no recontar, refletirem sobre suas práticas e modificá-las, criando significados.