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    • A abordagem STEAM em um jogo educativo para estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental 

      Resende, Arthur Fernandes de Lima Costa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)
      Esta pesquisa buscou como objetivo analisar as implicações de um jogo baseado na educação STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o processo de aprendizagem dos alunos do ...
    • E-book interativo da Exposição NeuroSensações : Exposição Interativa Permanente do ECI 

      Fonseca, Fernanda de Lemos; Pereira, Grazielle Rodrigues (Mesquita, RJ : Matilha, 2024)
      Este “E-book interativo NeuroSensações: Exposição In- terativa Permamente do ECI” é um produto educacional ela- borado pela aluna Fernanda de Lemos Fonseca, sob orientação da professora doutora Grazielle Rodrigues ...
    • Energia & vida : caminhos para a sustentabilidade 

      Henrique Júnior, Sergio de Souza; Pereira, Grazielle Rodrigues (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)
      Este material instrucional pedagógico foi gerado a partir da tese de doutorado em Ensino de Ciências intitulada “Implantação de um centro de ciências no município de Belford Roxo para a promoção da educação científica na ...
    • A mala da ciência e a oficina "visão, luz e cores": uma atividade de divulgação científica itinerante para o público infantil 

      Galhardi, Elizabeth de Oliveira (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)
      A presente pesquisa consistiu em construir e analisar a oficina chamada "Visão, Luz e Cores", que integra a Mala da Ciência do ECI Itinerante, com foco no público infantil. A oficina foi composta por alguns experimentos ...
    • STEAM na prática 

      Resende, Arthur Fernandes de Lima Costa (IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)
      Produto educacional da tese: RESENDE, Arthur Fernandes de Lima Costa. STEAM na prática. Orientação: Grazielle Rodrigues Pereira; 2022. 36p. Tese (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, ...