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    • Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias 

      Pereira, João Manoel da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
      Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
    • Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I 

      Linhares, Sthefany da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2024)
      Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de ...
    • Uso dos jogos digitais para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia: uma análise do aplicativo Conheça os Biomas 

      Ferreira, Luciana Carolino (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise de como o uso dos jogos digitais podem contribuir para o ensino dos Biomas Brasileiros em Geografia para turmas do 7º ano do ensino fundamental II. Realizando uma ...
    • Viscoso, mas gostoso: uma pesquisa sobre a entomofagia na revista Ciência Hoje. 

      Pena, Luciana Rodrigues (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2019)
      Ao refletir sobre a minha experiência profissional como professora de Biologia, ao abordar algumas práticas consideradas comuns no Brasil do passado, porém desconhecidas ou descriminadas por alguns nos dias de hoje, ...
    • Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva 

      Santos, Jéssica Nadilza Santos e (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
      O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ...
    • Um webinário sobre a importância do brincar ao ar livre para o desenvolvimento das funções executivas de crianças de 3 a 6 anos. 

      Paulo, Caroline Magalhães (IFRJ - CAMPUS MESQUITA, 2023)
      O brincar ao ar livre permite que a criança tenha interações e o contato com o outro, criando-se oportunidades para potencializar as funções executivas, desenvolvendo atitudes de empatia, escuta, colaboração e resolução ...

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