Trabalhos de Conclusão de Cursos: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 532
-
Atividades extracurriculares na escola (jiu-jitsu): quando a formação do professor importa.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-20)Durante muitos anos o professor de jiu-jítsu estava presente, em grande parte, apenas em academias e centros de lutas, a formação desse professor era relacionada aos anos que vivenciava o esporte dentro desses locais e ... -
Experimentação problematizadora no ensino de química: uma proposta de material didático para professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-17)Para o ensino de Química as atividades experimentais são de grande importância como recurso didático para construir conceitos científicos, principalmente quando ao lado delas há a mediação do professor para desenvolver ... -
Ensino híbrido como abordagem metodológica para alunos do século XXI: o SWAY como recurso didático na formação inicial de professores.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-01-29)Os alunos do século XXI se relacionam com as tecnologias digitais de modo natural, por serem nativos de uma sociedade em que recursos digitais estão amplamente difundidos. Por essa razão, a utilização de tecnologias ... -
Abordagens da educação sobre drogas nos livros didáticos no olhar da química orgânica.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)As drogas sempre estiveram presentes na vida humana sendo utilizadas de modo médico, religioso e gregário. A sociedade contemporânea modificou seu sentido e significados devido a movimentos políticos internacionais que ... -
Ensino de Química e afetividade: o impacto das relações construídas no contexto educacional.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-06-21)A afetividade no ensino é uma temática pouco discutida apesar de sua grande relevância. Foi justamente por uma análise de fatores durante a minha formação acadêmica, tais como as vivências do Estágio Curricular I e da ... -
Educação Física Escolar em Tela: desafios da profissão docente em tempos de Covid-19.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2023-01-17)Mediante a conjuntura de Covid-19, diversos desafios surgiram ou foram acentuadosa cerca da educação, resultando no impecílio das atividades educacionais presencias na rede básica de ensino. Neste cenário, as condições ... -
Análise da acessibilidade nos Museus e Centro de Ciências do Estado Do Rio de Janeiro.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2021-10-08)Este trabalho tem como foco analisar uma amostra dentre os museus e centros de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sobre a acessibilidade e recursos necessários à superação de barreiras visando uma maior inclusão dos ... -
Determinantes Sociais da Saúde e assistência estudantil no IFRJ.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2023-01-13)O presente trabalho tem como propósito apresentar a apuração de ações de assistência estudantil ocorridas no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) durante o período mais agudo da Pandemia de Covid-19. Esta monografia ... -
O corpo na escola e a construção da imagem corporal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2022-06)No final da educação básica os alunos já possuem um conhecimento mais consolidado sobre corpo, seja a partir de um olhar biológico (os sistemas e suas funções no corpo), sobre a saúde (estilos e condições de vida), e ... -
A Educação Física escolar e afroperspectiva: uma revisão sistemática a partir da lei 10.639/2003.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-14)Este estudo tem por objetivo identificar a existência de perspectivas africanas ou afrodiaspóricas de pensamento entre os referenciais teóricos das publicações que tratam das manifestações culturais africanas e ... -
Escola e treinamento: a rotina dos alunos atletas no ambiente escolar.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-06)A seguinte pesquisa partiu da experiência vivida pelo autor como técnico de futsal e professor de Educação Física escolar e sua preocupação na formação cidadã de atletas com idade escolar. O seguinte texto tem como ... -
Análise curricular da formação do professor de Educação Física para atuação na educação inclusiva.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-21)Esse trabalho tem como objetivo identificar como as instituições no âmbito público (UFRRJ) e privado (UNIABEU), localizadas na Baixada Fluminense, vem desenvolvendo a formação do professor de educação física para atuarem ... -
Os mestres populares e as políticas públicas: fomento da transmissão oral junto a educação formal.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-12-14)O presente artigo tem como foco compreender as políticas públicas que possuem como pauta os saberes dos Mestres populares dentro das escolas. O objetivo deste estudo busca identificar possíveis políticas públicas que ... -
Percepções dos alunos do Ensino Médio do CIEP Cora Coralina sobre a quadra esportiva.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-06-29)O presente estudo surge baseado nas inquietações provocadas pela desmotivvação dos alunos com as aulas práticas de Educação Física Escolar. Considerando a quadra esportiva um dos elementos associados a essa questão, ... -
Educação Física e Musicalização: uma leitura sobre práticas pedagógicas na Educação Infantil
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-20)Esta pesquisa buscou analisar se a inserção da musicalização nas aulas de Educação Física tem potencial para intensificar o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, ... -
Lúdico e aprendizagem na Educação Infantil: Uma revisão sistemática das intervenções na escola.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-06)O presente trabalho trata-se de uma revisão sistemática da literatura nacional (artigos, dissertações e teses) dos últimos 5 anos, data da alteração da LDB pela Nº 12.796 (BRASIL, 2013), no intuito de identificar estudos ... -
A importância dos jogos populares nas aulas de Educação Física no 6°ano do ensino fundamental
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-11)Os jogos populares são praticados no cotidiano da vida das pessoas. Muitas vezes é um conteúdo desenvolvido pelas aulas de educação física escolar, principalmente na educação infantil e no primeiro segmento do ensino ... -
Uma análise sobre os conteúdos de ensino da Educação Física.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2019-12-13)O presente estudo visa investigar como vem se dando a aplicação dos conteúdos nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental. Parte da premissa, vigente na legislação atual, de que a disciplina possui ... -
Educação física no primeiro do ensino fundamental, ter ou não ter: o caso do município de Magé/RJ.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-11-30)O presente estudo surge em função da retirada dos professores de educação física das turmas de primeiro segmento do ensino fundamental da rede municipal de Magé, no fim de 2016. Busca averiguar os efeitos dessa retirada ... -
Violência e agressividade dos alunos nas aulas de Educação Física onde se trabalha o jogo.
(IFRJ, Campus Duque de Caxias, 2018-07-06)Diante do clima de insatisfação pela falta de polidez e de socialização, que assola o nosso ambiente escolar de convívio e, principalmente, da violência dentro do ambiente escolar, diversas atitudes acabam desencadeando ...