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Conflitos socioambientais em Arraial do Cabo-RJ: jogo educativo como metodologia em Educação Ambiental

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TCC - ISIS_ IFRJ _ 2018_Final Geral PDF.pdf (1.869Mb)
Data
2018
Autor
Silva, Isis Gabrielly Cardoso da
Metadata
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Resumo
O presente trabalho de pesquisa objetivou analisar os diversos conflitos socioambientais identificados, no município de Arraial do Cabo, por diferentes atores representantes de órgãos públicos, privados e sociedade civil a fim de elaborar um jogo didático sobre o tema, que possa ser usado no desenvolvimento da educação ambiental em diferentes séries do ensino fundamental e médio. A metodologia desenvolvida seguiu as etapas: a) estudos prévios na literatura para a elaboração de um levantamento dos conflitos socioambientais existentes em Arraial do Cabo; b) classificação dos conflitos socioambientais em dimensões pré-determinadas; c) estruturação e aplicação de entrevistas com representantes de órgãos públicos, privados e sociedade civil; d) análise dos dados que serviram de base na confecção do jogo didático de educação ambiental; e) aplicação do jogo em turmas do ensino público fundamental; f) aplicação de questionários pré e pós jogo didático, visando avaliação do jogo e da aprendizagem sobre o tema. Como resultados, obteve-se que cinco representantes foram entrevistados, vinte tipos de conflitos socioambientais foram identificados, dentre os quais nove foram utilizados na confecção do jogo didático de EA. Quarenta alunos do ensino público fundamental participaram da atividade de forma lúdica e crítica, relatando que por meio do jogo proposto ficou mais fácil compreender e discutir os problemas ambientais envolvidos nos conflitos socioambientais do município onde moram e estudam. Antes do jogo, identificou-se que 92,5% dos alunos desconheciam tais conflitos socioambientais. Após a atividade com o jogo, foi possível verificar que os alunos compreenderam que a relação sociedade natureza não se estabelece de forma harmônica e sim em forma de conflitos de uso.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1296
Collections
  • Ciências Biológicas

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