• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Search 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Search
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Search
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Search

Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

Filters

Use filters to refine the search results.

Now showing items 1-10 of 13

  • Sort Options:
  • Relevance
  • Title Asc
  • Title Desc
  • Issue Date Asc
  • Issue Date Desc
  • Results Per Page:
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
Thumbnail

Gamificação para promoção da educação cidadã em Arraial do Cabo 

Pedro, Mariana Araujo (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2022)
Este trabalho busca trazer reflexões sobre a promoção da educação cidadã na rede de ensino pública, através da gamificação, com recorte no município de Arraial do Cabo. Para isso, apoiou-se em estudos e pesquisas acerca do ...
Thumbnail

Useless machines: interfaces entre arte e o ensino de novas tecnologias 

Pereira, João Manoel da Silva (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
Este estudo visa apresentar através de uma pesquisa-intervenção a construção, desenvolvimento e a execução de oficinas relacionando conceitos e práticas do campo da arte e do design ao ensino de novas tecnologias. O projeto ...
Thumbnail

Grupos do Facebook aplicados ao processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: uma revisão de escopo 

Casemiro, Ítalo de Paula (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2023)
O presente trabalho tem como proposta analisar os usos de grupos do Facebook para fins educacionais no ensino superior, a partir das evidências científicas apresentas em estudos utilizando esta mídia social. Especificamente, ...
Thumbnail

Vídeo participativo online: produção audiovisual e aprendizagem inventiva 

Santos, Jéssica Nadilza Santos e (IFRJ - CAMPUS NITERÓI, 2022)
O vídeo participativo (VP) é uma metodologia no qual o grupo envolvido conduz todo o processo de produção audiovisual. Neste trabalho, relatamos a experiência de realização de um vídeo, seguindo as premissas desta metodologia, ...
Thumbnail

O Scratch para a promoção do pensamento criativo na educação formal: um guia prático 

Santos, Luana Costa (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
O Scratch é a 24o linguagem de programação mais utilizada no mundo, criada por um grupo de pesquisa do MIT. Essa linguagem, baseada em blocos de programação, foi desenvolvida para permitir a elaboração de animações, ...
Thumbnail

Os memes em sala de aula como ferramenta para promoção de multiletramentos 

Santos, Vicente Dimas da Silva (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2023)
Este artigo apresenta uma proposta de plano de aula que utiliza memes como ferramenta pedagógica nas disciplinas de História e das humanidades para alunos do ensino fundamental II. No cenário atual, onde as tecnologias ...
Thumbnail

Computação desplugada: uma proposta de sequência didática para os estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental 

Nunes, Elineide Camelo; Maske, Paula Gabriela (INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - CAMPUS SÃO JOÃO DE MERITI, 2023)
As mudanças trazidas por tecnologias digitais de informação e comunicação têm afetado a sociedade como um todo e também a educação. A área de computação é vista como fundamental para a formação dos estudantes, na medida ...
Thumbnail

Contribuições do método montessoriano para o processo criativo de estudantes na educação infantil: uma revisão de literatura 

Silva, Ana Beatriz Marques (IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2022)
A criatividade é uma característica primordial e cada vez mais abordada no contexto global atual. Em vista disso, deseja-se acirradamente a estimular precocemente, visando preparar os indivíduos para inúmeras demandas úteis ...
Thumbnail

Avaliação pedagógica do uso de telas interativas em uma escola municipal de Araruama - RJ 

Magalhães, Sophia Rodrigues de (IFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABO, 2024)
O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa feita com professores de uma escola pública municipal de Araruama - RJ, acerca da recém instalação de telas interativas em suas salas de aula. Na literatura, ...
Thumbnail

Consenso e controvérsias das evidências científicas sobre os conceitos dos Transtornos Específicos da Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem 

D'Avila, Anna Luiza de Castro; Silva, Íris Marques Gonçalves (IFRJ - CAMPUS REALENGO, 2023)
O Transtorno Específico da Aprendizagem (TA) e a Dificuldade de Aprendizagem (DA) são condições que afetam negativamente o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Sendo assim, o TA se caracteriza como um transtorno ...
  • 1
  • 2

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CommunityBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

Discover

AuthorBaraque, Greice Xavier (1)Casemiro, Ítalo de Paula (1)D'Avila, Anna Luiza de Castro (1)Fonseca, Marnie Marques da (1)Freitas, Rita de Cássia Pires de (1)Magalhães, Sophia Rodrigues de (1)Marques, Karine Pêgas de Assis (1)Maske, Paula Gabriela (1)Nunes, Elineide Camelo (1)Pedro, Mariana Araujo (1)... View MoreSubject
Educação (13)
Ageísmo (1)Aprendizagem (1)Aprendizagem inventiva (1)Arte (1)Audiovisual (1)Brasil. Lei 10.639/03 (1)Cidadania (1)Compartilhamento (1)Computação Desplugada (1)... View MoreDate Issued2023 (7)2022 (4)2024 (2)Has File(s)Yes (13)

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV