• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O que pode o corpo do estudante de Ensino Fundamental II? - um elogio a uma escolarização corporificada

Thumbnail
Ver/
TCC - Luísa Zanni Capitoni (2.667Mb)
Fecha
2023
Autor
Capitoni, Luísa Zanni
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
No presente trabalho, assume-se uma postura em defesa da importância de se considerar a corporeidade dos estudantes ao longo de seu processo de escolarização - mais especificamente, dos estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental. Justifica-se a relevância do olhar para a dimensão corpórea dos estudantes na compreensão de que o paradigma cartesiano - segundo o qual corpo e mente são partes dissociadas de um mesmo organismo - colabora para que as instituições escolares ofereçam aos estudantes uma educação que privilegia a intelectualidade em detrimento da corporalidade. Essa abordagem é considerada problemática pois, de acordo com a legislação nacional referente às funções sociais da escola, a educação deve formar o estudante para seu futuro no mercado de trabalho, mas também permitir-lhe desenvolver sua sensibilidade, criticidade e cidadania, dentre outras habilidades que escapam de uma lógica utilitária. É tecida uma crítica à tendência escolar percebida (pela experiência da autora e pela análise de questionários realizados com docentes do segmento) de submeter os corpos dos estudantes a processos disciplinadores que os tornam docilizados e, desse modo, menos autônomos do que um indivíduo tem direito a ser. Para tanto, o trabalho investiga as origens da atual configuração do espaço escolar, e analisa a influência de fatores socialmente distintivos e do paradigma que cinde corpo e mente no processo de escolarização dos indivíduos. Contrasta-se ao pensamento cartesiano6 a fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, para embasar o entendimento de que o corpo, mais que um mero invólucro dos indivíduos, é a parte material que nos compõe e nos permite experienciar o mundo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1604
Colecciones
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV