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dc.date.accessioned2025-10-09T15:11:02Z
dc.date.available2025-10-09T15:11:02Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1604
dc.description.abstractNo presente trabalho, assume-se uma postura em defesa da importância de se considerar a corporeidade dos estudantes ao longo de seu processo de escolarização - mais especificamente, dos estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental. Justifica-se a relevância do olhar para a dimensão corpórea dos estudantes na compreensão de que o paradigma cartesiano - segundo o qual corpo e mente são partes dissociadas de um mesmo organismo - colabora para que as instituições escolares ofereçam aos estudantes uma educação que privilegia a intelectualidade em detrimento da corporalidade. Essa abordagem é considerada problemática pois, de acordo com a legislação nacional referente às funções sociais da escola, a educação deve formar o estudante para seu futuro no mercado de trabalho, mas também permitir-lhe desenvolver sua sensibilidade, criticidade e cidadania, dentre outras habilidades que escapam de uma lógica utilitária. É tecida uma crítica à tendência escolar percebida (pela experiência da autora e pela análise de questionários realizados com docentes do segmento) de submeter os corpos dos estudantes a processos disciplinadores que os tornam docilizados e, desse modo, menos autônomos do que um indivíduo tem direito a ser. Para tanto, o trabalho investiga as origens da atual configuração do espaço escolar, e analisa a influência de fatores socialmente distintivos e do paradigma que cinde corpo e mente no processo de escolarização dos indivíduos. Contrasta-se ao pensamento cartesiano6 a fenomenologia da percepção, de Merleau-Ponty, para embasar o entendimento de que o corpo, mais que um mero invólucro dos indivíduos, é a parte material que nos compõe e nos permite experienciar o mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental IIpt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectCorporeidadept_BR
dc.titleO que pode o corpo do estudante de Ensino Fundamental II? - um elogio a uma escolarização corporificadapt_BR
dc.contributor.authorCapitoni, Luísa Zanni
dc.typeTCCpt_BR


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