Memórias em evidência: contribuições para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis).
Resumen
A presente pesquisa se propôs a contribuir para a formação omnilateral de
servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI
Petrópolis) por meio do resgate, da preservação e da propagação de memórias da
instituição. O CPTI Petrópolis, localizado na Região Serrana do Estado do Rio de
Janeiro, é uma instituição que compõe a Fundação de Apoio à Escola Técnica
(FAETEC), rede responsável pelo gerenciamento da Rede de Ensino Tecnológico do
Estado do Rio de Janeiro. Buscamos, por meio de uma abordagem qualitativa
exploratória, de cunho estudo de caso, compreensões sobre de que formas o
resgate, a preservação e a propagação de memórias do CPTI Petrópolis, no
contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), podem contribuir para a
formação continuada, profissional e humana, na perspectiva omnilateral, a partir da
democratização do acesso ao conhecimento público e da apropriação crítica desse
conhecimento, começando pelos servidores participantes da pesquisa e podendo
ser ampliada a toda comunidade escolar. Baseamos nossa análise na concepção de
EPT como integração entre trabalho, ciência e cultura, na qual a profissionalização
não se configura apenas como uma simples formação para o mercado de trabalho,
mas incorpora valores éticos, políticos, históricos e científicos que caracterizam a
práxis humana, conforme Ciavatta e Ramos (2005), Saviani (2007), Ramos (2008),
Ciavatta (2014), Pacheco (2015), dentre outros autores. Baseamos, ainda, nossa
análise na compreensão da importância da memória coletiva e da memória
institucional como instrumentos para a criação de identidades, a partir dos autores
Halbwachs (1990), Nora (1993), Thiesen (1995, 1997, 2013) e Ciavatta (2008,
2010), dentre outros. Os participantes da pesquisa foram os servidores de função
docente e pedagógica/ de gestão (coordenadores e técnicos pedagógicos) que
atuam no único curso técnico oferecido até então no CPTI Petrópolis – o Curso
Técnico de Nível Médio em Informática – e também os servidores em função
administrativa que faziam parte da instituição à época de seu estabelecimento. A
seleção dos participantes baseou-se na relevância desses servidores seja na
articulação dos processos de formação, seja frente ao posicionamento ético-político
de compreensão e transformação da realidade na qual estão inseridos. Após o
levantamento e a análise dos dados gerados através das entrevistas
semiestruturadas em diálogo com a pesquisa documental e o referencial teórico,
desenvolvemos o produto educacional “Memórias em evidência: o Centro de
Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis)”, que se
configurou como uma proposta de formação continuada a partir de um guia temático
em formato de e-book interativo. O guia temático foi aplicado em encontros
presenciais e avaliado em rodas de conversa como um veículo dialógico de ensino e
aprendizagem, partindo da compreensão do ser humano em sua omnilateralidade e
como produtor/ transformador de sua realidade. Após a análise das etapas de
aplicação e de avaliação do e-book interativo, por meio de rodas de conversa, foi
possível compreender que o produto educacional permitiu reflexões e construções
coletivas a partir da memória institucional do CPTI Petrópolis, configurando-se como
um relevante espaço de formação pautado no trabalho como princípio educativo,
assumindo, ainda, valor de inovação ao considerarmos que o CPTI Petrópolis não
dispõe atualmente de espaços manifestamente instituídos para debate e reflexão
conjunta que busquem promover o desenvolvimento integral de seus servidores.