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Memórias em evidência: contribuições para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis).

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Dissertação - Tatiana Rodrigues França (19.18Mb)
Data
2025
Autor
França, Tatiana Rodrigues
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa se propôs a contribuir para a formação omnilateral de servidores do Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis) por meio do resgate, da preservação e da propagação de memórias da instituição. O CPTI Petrópolis, localizado na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, é uma instituição que compõe a Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), rede responsável pelo gerenciamento da Rede de Ensino Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro. Buscamos, por meio de uma abordagem qualitativa exploratória, de cunho estudo de caso, compreensões sobre de que formas o resgate, a preservação e a propagação de memórias do CPTI Petrópolis, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), podem contribuir para a formação continuada, profissional e humana, na perspectiva omnilateral, a partir da democratização do acesso ao conhecimento público e da apropriação crítica desse conhecimento, começando pelos servidores participantes da pesquisa e podendo ser ampliada a toda comunidade escolar. Baseamos nossa análise na concepção de EPT como integração entre trabalho, ciência e cultura, na qual a profissionalização não se configura apenas como uma simples formação para o mercado de trabalho, mas incorpora valores éticos, políticos, históricos e científicos que caracterizam a práxis humana, conforme Ciavatta e Ramos (2005), Saviani (2007), Ramos (2008), Ciavatta (2014), Pacheco (2015), dentre outros autores. Baseamos, ainda, nossa análise na compreensão da importância da memória coletiva e da memória institucional como instrumentos para a criação de identidades, a partir dos autores Halbwachs (1990), Nora (1993), Thiesen (1995, 1997, 2013) e Ciavatta (2008, 2010), dentre outros. Os participantes da pesquisa foram os servidores de função docente e pedagógica/ de gestão (coordenadores e técnicos pedagógicos) que atuam no único curso técnico oferecido até então no CPTI Petrópolis – o Curso Técnico de Nível Médio em Informática – e também os servidores em função administrativa que faziam parte da instituição à época de seu estabelecimento. A seleção dos participantes baseou-se na relevância desses servidores seja na articulação dos processos de formação, seja frente ao posicionamento ético-político de compreensão e transformação da realidade na qual estão inseridos. Após o levantamento e a análise dos dados gerados através das entrevistas semiestruturadas em diálogo com a pesquisa documental e o referencial teórico, desenvolvemos o produto educacional “Memórias em evidência: o Centro de Educação Profissional em Tecnologia da Informação (CPTI Petrópolis)”, que se configurou como uma proposta de formação continuada a partir de um guia temático em formato de e-book interativo. O guia temático foi aplicado em encontros presenciais e avaliado em rodas de conversa como um veículo dialógico de ensino e aprendizagem, partindo da compreensão do ser humano em sua omnilateralidade e como produtor/ transformador de sua realidade. Após a análise das etapas de aplicação e de avaliação do e-book interativo, por meio de rodas de conversa, foi possível compreender que o produto educacional permitiu reflexões e construções coletivas a partir da memória institucional do CPTI Petrópolis, configurando-se como um relevante espaço de formação pautado no trabalho como princípio educativo, assumindo, ainda, valor de inovação ao considerarmos que o CPTI Petrópolis não dispõe atualmente de espaços manifestamente instituídos para debate e reflexão conjunta que busquem promover o desenvolvimento integral de seus servidores.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1555
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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