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dc.date.accessioned2025-08-25T14:41:18Z
dc.date.available2025-08-25T14:41:18Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationVARGAS, Rogério Klem. A formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do técnico-administrativo em educação (TAE) no campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). 156f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1554
dc.description.abstractO tema dessa pesquisa é a formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do Técnico-Administrativo em Educação (TAE) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Como o TAE atuante no Campus Niterói pode compreender sua relevância como protagonista no contexto em que se insere e contribuir de maneira mais concreta para o fortalecimento da EPT, levando em conta o seu papel histórico e institucional? O objetivo é analisar a importância do papel desempenhado pelos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) na consolidação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A pesquisa busca evidenciar como esses profissionais contribuem para a construção de um modelo de ensino que integra abordagens omnilateral, integral, interdisciplinares e alinhadas às demandas contemporâneas de formação da população da região. Por meio de pesquisas documentais, são abordadas tanto a trajetória histórica da Rede Federal de Educação, desde sua criação até a fundação dos Institutos Federais, incluindo o IFRJ, quanto a origem da categoria dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) e a estruturação de seus respectivos cargos. Com base em um levantamento bibliográfico abrangente, busca-se fomentar reflexões e destacar os Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) como agentes indispensáveis para o fortalecimento institucional e da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), participando ativamente na formação de discentes com pensamento crítico, responsabilidade social e qualificados para o mundo do trabalho. Para atingir esse objetivo, a pesquisa investiga a percepção dos TAEs do Campus Niterói do IFRJ sobre a EPT, resgata a memória institucional do campus dentro do contexto de vulnerabilidade socioeconômica em que se encontra e analisa como esses profissionais compreendem a relação de sua atuação com a proposta de omnilateralidade da EPT. O produto educacional desenvolvido é estruturado em uma série de tópicos apresentados na forma de um vídeo animado, com o intuito de proporcionar aos TAEs do Campus Niterói do IFRJ para a formação com o foco estratégico de seu trabalho. Esta formação visa alinhar as atividades diárias do trabalho aos objetivos, finalidades e características da instituição, promovendo o fortalecimento da Rede Federal de Educação e da EPT.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectMemória Institucional;pt_BR
dc.subjectEducação e formação profissional;pt_BR
dc.subjectTécnico administrativo em educação (TAE);pt_BR
dc.titleA formação e o resgate da memória institucional como ferramentas de reflexão para a atuação do técnico-administrativo em educação (TAE) no campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).pt_BR
dc.contributor.authorVargas, Rogério Klem
dc.typedissertaçãopt_BR


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