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Letramento acadêmico para a ética em pesquisa na educação profissional e tecnológica.

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Dissertação - Milton Anterio (1.143Mb)
Data
2025
Autor
Anterio, Milton Luiz Barroso
Metadata
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Resumo
A presente pesquisa, originada na prática cotidiana de secretariado em um Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), foi motivado pela observação das dificuldades enfrentadas por pesquisadores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no processo de revisão ética, sobretudo na submissão de seus protocolos de pesquisa à Plataforma Brasil. Essa dificuldade está intrinsicamente associada à escassez de material de qualidade que promova o Letramento Acadêmico nesta prática institucional. A pesquisa, de enfoque qualitativo, teve como propósitos centrais, no que se refere ao processo de revisão ética, investigar e identificar os principais desafios enfrentados pelos pesquisadores que atuam na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Com base nestes resultados, elaborou-se o produto educacional, um curso de extensão, que visa colaborar para o Letramento Acadêmico de pesquisadores e garantir o êxito no que se refere aos aspectos éticos gerais das pesquisas com seres humanos e, aos procedimentos burocráticos relacionados à Plataforma Brasil. O público- alvo dessa pesquisa foram pesquisadores da EPT, seja na condição de discente ou docente, além dos discentes egressos, tendo como principal critério de inclusão a submissão pretérita de projetos à revisão ética. A escolha deste grupo deveu-se ao fato de que esse público já possuía experiência com o processo, de forma que pôde contribuir para a identificação de obstáculos que subsidiaram a elaboração do produto educacional. Para a obtenção dos dados foram utilizados questionários e as informações obtidas com estes instrumentos de geração de dados foram submetidas a uma análise abrangente realizada por meio da metodologia de Análise de Conteúdo (Bardin, 2011). O curso de extensão para ética em pesquisa com seres humanos pretende ser um conscientizador a respeito da relevância social dos aspectos éticos envolvendo as pesquisas e terá orientações a respeito da submissão de projetos à Plataforma Brasil. Após sua realização, foisubmetido à avaliação dos alunos participantes desse curso e, com o resultado dessas propostas, foram realizadas as adequações para sua replicação posterior com vistas à continuidade e regularidade de sua disponibilização ao seu público-alvo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1552
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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