Mostrar el registro sencillo del ítem
Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento.
dc.date.accessioned | 2025-08-25T12:59:30Z | |
dc.date.available | 2025-08-25T12:59:30Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Viviane da Penha Pereira de. Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1548 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo analisar as principais características do trabalho dos Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e, a partir dessa investigação, produzir material instrucional acerca de sua atuação a ser divulgado para a comunidade acadêmica, visando a valorização dos mesmos e estimulando um ambiente de trabalho mais saudável. Esse esclarecimento é importante porque a falta de conhecimento sobre a atuação e o papel do TILSP faz com que esses não sejam valorizados e que venham a executar suas atividades em condições de trabalho que podem causar sobrecargas físicas e emocionais, levando a adoecimento e descontentamento em suas atividades laborais, sendo esse o problema a ser analisado nessa pesquisa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, e quanto aos métodos, é uma pesquisa de campo do tipo Pesquisa Participante. A abordagem é qualitativa e de natureza aplicada. A pesquisa contou com 4 etapas. Realizou-se entrevistas com gestores para mapeamento do trabalho dos TILSP no IFRJ e 2 grupos focais para coleta de dados, em que os próprios participantes da pesquisa, os TILSP do IFRJ, tiveram destaque e puderam apresentar sua visão sobre sua atuação dentro do Instituto e quais as características principais dessa atuação deveriam ser veiculadas no Produto Educacional a ser desenvolvido. Houve a análise dos dados coletados nos grupos focais e, em seguida, foi criado o Produto Educacional, um conjunto de 3 animações no whiteboard (quadro branco). Por meio de um formulário on- line foi realizada a avaliação do material produzido, pelos TILSP participantes dos grupos focais. Como resultado, houve uma boa coleta de dados que permitiu um melhor entendimento das demandas e das informações que necessitam de maior divulgação para o esclarecimento da comunidade acadêmica. Além disso, com a análise dos conteúdos dos dados coletados, pôde- se elaborar um roteiro coeso para a criação do Produto Educacional de forma bem eficaz, o que contribuiu para um material que superou as expectativas e que apresenta informações em consonância com os objetivos da presente pesquisa. A partir daí, tivemos um bom retorno dos avaliadores, que consideraram o material como esclarecedor, bem produzido e com o potencial para produzir resultados positivos no IFRJ. Assim, percebeu-se que o Produto Educacional conseguiu atingir o objetivo de apresentar de forma clara as principais características de trabalho dos TILSP. Espera-se, a longo prazo, com a ampla divulgação dos materiais, obter como resultado o reconhecimento do trabalho dos TILSP, dando protagonismo e uma maior valorização aos mesmos, contribuindo para o seu crescimento integral e para a promoção da acessibilidade no IFRJ e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade linguística; | pt_BR |
dc.subject | Tradutor/intérprete; | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; | pt_BR |
dc.title | Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento. | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Viviane da Penha Pereira de | |
dc.type | dissertação | pt_BR |