Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.date.accessioned2025-08-25T12:59:30Z
dc.date.available2025-08-25T12:59:30Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSOUZA, Viviane da Penha Pereira de. Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1548
dc.description.abstractA presente dissertação, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo analisar as principais características do trabalho dos Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e, a partir dessa investigação, produzir material instrucional acerca de sua atuação a ser divulgado para a comunidade acadêmica, visando a valorização dos mesmos e estimulando um ambiente de trabalho mais saudável. Esse esclarecimento é importante porque a falta de conhecimento sobre a atuação e o papel do TILSP faz com que esses não sejam valorizados e que venham a executar suas atividades em condições de trabalho que podem causar sobrecargas físicas e emocionais, levando a adoecimento e descontentamento em suas atividades laborais, sendo esse o problema a ser analisado nessa pesquisa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, e quanto aos métodos, é uma pesquisa de campo do tipo Pesquisa Participante. A abordagem é qualitativa e de natureza aplicada. A pesquisa contou com 4 etapas. Realizou-se entrevistas com gestores para mapeamento do trabalho dos TILSP no IFRJ e 2 grupos focais para coleta de dados, em que os próprios participantes da pesquisa, os TILSP do IFRJ, tiveram destaque e puderam apresentar sua visão sobre sua atuação dentro do Instituto e quais as características principais dessa atuação deveriam ser veiculadas no Produto Educacional a ser desenvolvido. Houve a análise dos dados coletados nos grupos focais e, em seguida, foi criado o Produto Educacional, um conjunto de 3 animações no whiteboard (quadro branco). Por meio de um formulário on- line foi realizada a avaliação do material produzido, pelos TILSP participantes dos grupos focais. Como resultado, houve uma boa coleta de dados que permitiu um melhor entendimento das demandas e das informações que necessitam de maior divulgação para o esclarecimento da comunidade acadêmica. Além disso, com a análise dos conteúdos dos dados coletados, pôde- se elaborar um roteiro coeso para a criação do Produto Educacional de forma bem eficaz, o que contribuiu para um material que superou as expectativas e que apresenta informações em consonância com os objetivos da presente pesquisa. A partir daí, tivemos um bom retorno dos avaliadores, que consideraram o material como esclarecedor, bem produzido e com o potencial para produzir resultados positivos no IFRJ. Assim, percebeu-se que o Produto Educacional conseguiu atingir o objetivo de apresentar de forma clara as principais características de trabalho dos TILSP. Espera-se, a longo prazo, com a ampla divulgação dos materiais, obter como resultado o reconhecimento do trabalho dos TILSP, dando protagonismo e uma maior valorização aos mesmos, contribuindo para o seu crescimento integral e para a promoção da acessibilidade no IFRJ e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectAcessibilidade linguística;pt_BR
dc.subjectTradutor/intérprete;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
dc.titleValorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento.pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Viviane da Penha Pereira de
dc.typedissertaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem