Valorizando e estimulando o trabalho dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa do Instituto Federal do Rio de Janeiro: uma pesquisa sobre visibilidade e esclarecimento.
Resumen
A presente dissertação, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional
e Tecnológica (ProfEPT), tem como objetivo analisar as principais características do trabalho
dos Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa (TILSP) do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e, a partir dessa
investigação, produzir material instrucional acerca de sua atuação a ser divulgado para a
comunidade acadêmica, visando a valorização dos mesmos e estimulando um ambiente de
trabalho mais saudável. Esse esclarecimento é importante porque a falta de conhecimento sobre
a atuação e o papel do TILSP faz com que esses não sejam valorizados e que venham a executar
suas atividades em condições de trabalho que podem causar sobrecargas físicas e emocionais,
levando a adoecimento e descontentamento em suas atividades laborais, sendo esse o problema
a ser analisado nessa pesquisa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória, e quanto aos
métodos, é uma pesquisa de campo do tipo Pesquisa Participante. A abordagem é qualitativa e
de natureza aplicada. A pesquisa contou com 4 etapas. Realizou-se entrevistas com gestores
para mapeamento do trabalho dos TILSP no IFRJ e 2 grupos focais para coleta de dados, em
que os próprios participantes da pesquisa, os TILSP do IFRJ, tiveram destaque e puderam
apresentar sua visão sobre sua atuação dentro do Instituto e quais as características principais
dessa atuação deveriam ser veiculadas no Produto Educacional a ser desenvolvido. Houve a
análise dos dados coletados nos grupos focais e, em seguida, foi criado o Produto Educacional,
um conjunto de 3 animações no whiteboard (quadro branco). Por meio de um formulário on-
line foi realizada a avaliação do material produzido, pelos TILSP participantes dos grupos
focais. Como resultado, houve uma boa coleta de dados que permitiu um melhor entendimento
das demandas e das informações que necessitam de maior divulgação para o esclarecimento da
comunidade acadêmica. Além disso, com a análise dos conteúdos dos dados coletados, pôde-
se elaborar um roteiro coeso para a criação do Produto Educacional de forma bem eficaz, o que
contribuiu para um material que superou as expectativas e que apresenta informações em
consonância com os objetivos da presente pesquisa. A partir daí, tivemos um bom retorno dos
avaliadores, que consideraram o material como esclarecedor, bem produzido e com o potencial
para produzir resultados positivos no IFRJ. Assim, percebeu-se que o Produto Educacional
conseguiu atingir o objetivo de apresentar de forma clara as principais características de
trabalho dos TILSP. Espera-se, a longo prazo, com a ampla divulgação dos materiais, obter
como resultado o reconhecimento do trabalho dos TILSP, dando protagonismo e uma maior
valorização aos mesmos, contribuindo para o seu crescimento integral e para a promoção da
acessibilidade no IFRJ e na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).