Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.date.accessioned2025-08-25T12:47:37Z
dc.date.available2025-08-25T12:47:37Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanessa dos Anjos de. Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo). 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1547
dc.description.abstractA pesquisa em questão buscou analisar os pilares da indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão, considerando as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e contribuir para a conscientização sobre a temática, com um material elaborado para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, Campus Realengo I. O referencial teórico é sustentado por autores como Saviani (2007), Ramos (2008, 2014), Araújo e Frigotto (2015), Puhl e Dresch (2016), Couto (2020), Freire (2021), Gadotti (2017) e Anjos e Sobral (2018), entre outros, enquanto a metodologia baseou-se em Fontoura (2014), Gil (2008) e Faermam (2014). Adotou-se uma abordagem qualitativa com observação participante, de natureza aplicada e caráter exploratório. Inicialmente, por meio da análise de dados obtidos em um questionário semiestruturado aplicado virtualmente, buscou-se observar as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao tema e sua familiaridade com o produto educacional a ser elaborado. A análise das respostas obtidas a partir do questionário foi realizada através da tematização, identificando os temas ou categorias relevantes e buscando relações entre eles. A partir dos resultados, elaborou-se o produto: um website informativo intitulado Indissociabilidade na EPT. Nesse website, apresenta-se a Educação Profissional e Tecnológica através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, destacando a equiparação do Colégio Pedro II a esses institutos, e a relação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura para uma formação integral, compreendendo o trabalho como um princípio educativo sob essa perspectiva. A avaliação do produto educacional também foi realizada por meio de questionários semiestruturados respondidos pelos participantes, após utilizarem o website. Concluiu-se que o produto educacional contribuiu para a conscientização do grupo sobre o tema e os resultados obtidos também revelaram lacunas na formação docente e barreiras em relação à carga horária, dentre outras dificuldades enfrentadas para que os docentes efetivamente atuem em atividades além do ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEnsino;pt_BR
dc.subjectPesquisa;pt_BR
dc.subjectExtensão;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional;pt_BR
dc.titleEnsino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo).pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa dos Anjos de
dc.typedissertaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem