Mostrar el registro sencillo del ítem
Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo).
dc.date.accessioned | 2025-08-25T12:47:37Z | |
dc.date.available | 2025-08-25T12:47:37Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vanessa dos Anjos de. Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo). 155f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1547 | |
dc.description.abstract | A pesquisa em questão buscou analisar os pilares da indissociabilidade: ensino, pesquisa e extensão, considerando as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e contribuir para a conscientização sobre a temática, com um material elaborado para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, Campus Realengo I. O referencial teórico é sustentado por autores como Saviani (2007), Ramos (2008, 2014), Araújo e Frigotto (2015), Puhl e Dresch (2016), Couto (2020), Freire (2021), Gadotti (2017) e Anjos e Sobral (2018), entre outros, enquanto a metodologia baseou-se em Fontoura (2014), Gil (2008) e Faermam (2014). Adotou-se uma abordagem qualitativa com observação participante, de natureza aplicada e caráter exploratório. Inicialmente, por meio da análise de dados obtidos em um questionário semiestruturado aplicado virtualmente, buscou-se observar as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao tema e sua familiaridade com o produto educacional a ser elaborado. A análise das respostas obtidas a partir do questionário foi realizada através da tematização, identificando os temas ou categorias relevantes e buscando relações entre eles. A partir dos resultados, elaborou-se o produto: um website informativo intitulado Indissociabilidade na EPT. Nesse website, apresenta-se a Educação Profissional e Tecnológica através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, destacando a equiparação do Colégio Pedro II a esses institutos, e a relação da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura para uma formação integral, compreendendo o trabalho como um princípio educativo sob essa perspectiva. A avaliação do produto educacional também foi realizada por meio de questionários semiestruturados respondidos pelos participantes, após utilizarem o website. Concluiu-se que o produto educacional contribuiu para a conscientização do grupo sobre o tema e os resultados obtidos também revelaram lacunas na formação docente e barreiras em relação à carga horária, dentre outras dificuldades enfrentadas para que os docentes efetivamente atuem em atividades além do ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Ensino; | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa; | pt_BR |
dc.subject | Extensão; | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional; | pt_BR |
dc.title | Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo). | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa dos Anjos de | |
dc.type | dissertação | pt_BR |