Ensino, pesquisa, extensão e cultura na formação do trabalho docente na carreira do ensino básico técnico e tecnológico: um website in(formativo).
Resumen
A pesquisa em questão buscou analisar os pilares da indissociabilidade: ensino,
pesquisa e extensão, considerando as bases conceituais da Educação Profissional e
Tecnológica (EPT), e contribuir para a conscientização sobre a temática, com um
material elaborado para docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do
Colégio Pedro II, Campus Realengo I. O referencial teórico é sustentado por autores
como Saviani (2007), Ramos (2008, 2014), Araújo e Frigotto (2015), Puhl e Dresch
(2016), Couto (2020), Freire (2021), Gadotti (2017) e Anjos e Sobral (2018), entre
outros, enquanto a metodologia baseou-se em Fontoura (2014), Gil (2008) e
Faermam (2014). Adotou-se uma abordagem qualitativa com observação
participante, de natureza aplicada e caráter exploratório. Inicialmente, por meio da
análise de dados obtidos em um questionário semiestruturado aplicado virtualmente,
buscou-se observar as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao
tema e sua familiaridade com o produto educacional a ser elaborado. A análise das
respostas obtidas a partir do questionário foi realizada através da tematização,
identificando os temas ou categorias relevantes e buscando relações entre eles. A
partir dos resultados, elaborou-se o produto: um website informativo intitulado
Indissociabilidade na EPT. Nesse website, apresenta-se a Educação Profissional e
Tecnológica através dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia,
destacando a equiparação do Colégio Pedro II a esses institutos, e a relação da
indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e cultura para uma formação
integral, compreendendo o trabalho como um princípio educativo sob essa
perspectiva. A avaliação do produto educacional também foi realizada por meio de
questionários semiestruturados respondidos pelos participantes, após utilizarem o
website. Concluiu-se que o produto educacional contribuiu para a conscientização
do grupo sobre o tema e os resultados obtidos também revelaram lacunas na
formação docente e barreiras em relação à carga horária, dentre outras dificuldades
enfrentadas para que os docentes efetivamente atuem em atividades além do ensino.