Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica: análise de uma oficina para o desenvolvimento de competências empreendedoras.
Resumen
A educação empreendedora tem se destacado como uma abordagem importante no contexto
educacional, baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que a
educação, sendo papel da família e do Estado, deve ser inspirada nos princípios de liberdade e nos
ideais de solidariedade humana. Seu propósito é o pleno desenvolvimento do educando, sua
preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, a criação
de uma oficina de empreendedorismo surge como uma iniciativa promissora para auxiliar no
desenvolvimento e capacitação dos alunos da Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de
prepará-los para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. A proposta de estimular o
empreendedorismo, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, compreende a relevância dos
conceitos relativos à Educação Empreendedora no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento
pleno do indivíduo. Isso ocorre em virtude da compreensão de que o empreendedorismo é um processo
dinâmico que objetiva viabilizar ao discente o pleno desenvolvimento de suas habilidades,
competências e potencialidades, permitindo-lhe direcionar autonomamente sua própria aprendizagem,
alcançar a realização pessoal e contribuir para a transformação social. Além disso, o estímulo ao
empreendedorismo é um ponto previsto na lei de criação da Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as possibilidades oriundas de uma
educação empreendedora, tendo em vista que através dela que os estudantes podem desenvolver
habilidades e competências relativas ao mundo do trabalho, entre elas o estímulo à criatividade, à
inovação e ao espírito de cooperativismo, fundamentais para o desenvolvimento social. Esse trabalho
visou mostrar que a educação empreendedora não se limita apenas ao desenvolvimento de habilidades
técnicas e empresariais, ela abrange o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como
liderança, trabalho em equipe, resiliência e autoconfiança. Para que ela se concretize, é necessário
adotar uma abordagem multidisciplinar e integrada, que valorize a interação entre diferentes áreas do
conhecimento e estimulem o estudante. O desenvolvimento desta pesquisa se deu por meio da
elaboração de um produto educacional, no formato de oficina intitulada de mitos e verdades do
empreendedorismo, alinhado aos objetivos pedagógicos apresentados anteriormente. O público-alvo
foram os alunos da educação Profissional e Tecnológica dos cursos técnicos do Instituto Federal do
Rio de Janeiro do Campus Paulo de Frontin. A oficina intitulada de mitos e verdades do
empreendedorismo, contendo uma introdução teórica e um trabalho em grupo. Ao final da oficina, os
alunos responderam um questionário para que pudéssemos verificar se os aspectos relacionados à
educação empreendedora foram atingidos.