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dc.date.accessioned2025-08-25T12:39:42Z
dc.date.available2025-08-25T12:39:42Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationXAVIER, Luciano Ibraim. Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica: análise de uma oficina para o desenvolvimento de competências empreendedoras. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1546
dc.description.abstractA educação empreendedora tem se destacado como uma abordagem importante no contexto educacional, baseada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece que a educação, sendo papel da família e do Estado, deve ser inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Seu propósito é o pleno desenvolvimento do educando, sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse sentido, a criação de uma oficina de empreendedorismo surge como uma iniciativa promissora para auxiliar no desenvolvimento e capacitação dos alunos da Educação Profissional e Tecnológica, com o intuito de prepará-los para enfrentar os desafios do mundo do trabalho. A proposta de estimular o empreendedorismo, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, compreende a relevância dos conceitos relativos à Educação Empreendedora no que se refere à aprendizagem e ao desenvolvimento pleno do indivíduo. Isso ocorre em virtude da compreensão de que o empreendedorismo é um processo dinâmico que objetiva viabilizar ao discente o pleno desenvolvimento de suas habilidades, competências e potencialidades, permitindo-lhe direcionar autonomamente sua própria aprendizagem, alcançar a realização pessoal e contribuir para a transformação social. Além disso, o estímulo ao empreendedorismo é um ponto previsto na lei de criação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O objetivo deste trabalho foi de apresentar as possibilidades oriundas de uma educação empreendedora, tendo em vista que através dela que os estudantes podem desenvolver habilidades e competências relativas ao mundo do trabalho, entre elas o estímulo à criatividade, à inovação e ao espírito de cooperativismo, fundamentais para o desenvolvimento social. Esse trabalho visou mostrar que a educação empreendedora não se limita apenas ao desenvolvimento de habilidades técnicas e empresariais, ela abrange o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como liderança, trabalho em equipe, resiliência e autoconfiança. Para que ela se concretize, é necessário adotar uma abordagem multidisciplinar e integrada, que valorize a interação entre diferentes áreas do conhecimento e estimulem o estudante. O desenvolvimento desta pesquisa se deu por meio da elaboração de um produto educacional, no formato de oficina intitulada de mitos e verdades do empreendedorismo, alinhado aos objetivos pedagógicos apresentados anteriormente. O público-alvo foram os alunos da educação Profissional e Tecnológica dos cursos técnicos do Instituto Federal do Rio de Janeiro do Campus Paulo de Frontin. A oficina intitulada de mitos e verdades do empreendedorismo, contendo uma introdução teórica e um trabalho em grupo. Ao final da oficina, os alunos responderam um questionário para que pudéssemos verificar se os aspectos relacionados à educação empreendedora foram atingidos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismo;pt_BR
dc.subjectFormação omnilateral;pt_BR
dc.titleEmpreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica: análise de uma oficina para o desenvolvimento de competências empreendedoras.pt_BR
dc.contributor.authorXavier, Luciano Ibraim
dc.typedissertaçãopt_BR


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