dc.description.abstract | A educação profissional se desenvolveu no Brasil sob o paradigma de um ensino
tecnicista, instrumental, pragmático, estático e moldável para atender às demandas
do modo de produção capitalista. Ao longo da nossa história, isso significou reproduzir
nas escolas a exclusão daqueles que não estão alinhados com o perfil pretendido pelo
mercado, ou seja, aptos para o emprego. Com o aporte do materialismo histórico-
dialético e autores de referência sobre o tema, a presente dissertação aborda a
inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação
Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente dos Cursos Integrados do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O
estudo está ancorado em pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, objetivo
exploratório, de procedimento documental e bibliográfico, visando analisar produções
acadêmicas, bem como documentos e autores necessários às abordagens do tema.
Durante o estudo foram aplicados questionários junto aos profissionais do Conapne,
sendo os resultados analisados sob a perspectiva metodológica da Análise de
Conteúdo (Bardin, 2016) e o produto educacional avaliado a partir da abordagem das
4 camadas (Mendonça et al, 2022). Os resultados indicam necessárias mudanças
estruturais na educação profissional, com o crescente quantitativo de matrículas de
pessoas com deficiência, e a contínua demanda por formação dos profissionais do
Conapne para atuar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. | pt_BR |