Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-08-25T12:29:07Z
dc.date.available2025-08-25T12:29:07Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBOANAFINA, Lilian Soares da Silva. Por uma educação integral e inclusiva de estudantes com transtorno do espectro autista: contribuição para os profissionais da CONAPNE. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1545
dc.description.abstractA educação profissional se desenvolveu no Brasil sob o paradigma de um ensino tecnicista, instrumental, pragmático, estático e moldável para atender às demandas do modo de produção capitalista. Ao longo da nossa história, isso significou reproduzir nas escolas a exclusão daqueles que não estão alinhados com o perfil pretendido pelo mercado, ou seja, aptos para o emprego. Com o aporte do materialismo histórico- dialético e autores de referência sobre o tema, a presente dissertação aborda a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente dos Cursos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O estudo está ancorado em pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, objetivo exploratório, de procedimento documental e bibliográfico, visando analisar produções acadêmicas, bem como documentos e autores necessários às abordagens do tema. Durante o estudo foram aplicados questionários junto aos profissionais do Conapne, sendo os resultados analisados sob a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e o produto educacional avaliado a partir da abordagem das 4 camadas (Mendonça et al, 2022). Os resultados indicam necessárias mudanças estruturais na educação profissional, com o crescente quantitativo de matrículas de pessoas com deficiência, e a contínua demanda por formação dos profissionais do Conapne para atuar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação inclusiva;pt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista;pt_BR
dc.subjectCONAPNE - IFRJpt_BR
dc.titlePor uma educação integral e inclusiva de estudantes com transtorno do espectro autista: contribuição para os profissionais da CONAPNE.pt_BR
dc.contributor.authorBoanafina, Lilian Soares da Silva
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples