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Por uma educação integral e inclusiva de estudantes com transtorno do espectro autista: contribuição para os profissionais da CONAPNE.

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Dissertação - Lilian Boanafina (3.990Mb)
Fecha
2024
Autor
Boanafina, Lilian Soares da Silva
Metadatos
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Resumen
A educação profissional se desenvolveu no Brasil sob o paradigma de um ensino tecnicista, instrumental, pragmático, estático e moldável para atender às demandas do modo de produção capitalista. Ao longo da nossa história, isso significou reproduzir nas escolas a exclusão daqueles que não estão alinhados com o perfil pretendido pelo mercado, ou seja, aptos para o emprego. Com o aporte do materialismo histórico- dialético e autores de referência sobre o tema, a presente dissertação aborda a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente dos Cursos Integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O estudo está ancorado em pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, objetivo exploratório, de procedimento documental e bibliográfico, visando analisar produções acadêmicas, bem como documentos e autores necessários às abordagens do tema. Durante o estudo foram aplicados questionários junto aos profissionais do Conapne, sendo os resultados analisados sob a perspectiva metodológica da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e o produto educacional avaliado a partir da abordagem das 4 camadas (Mendonça et al, 2022). Os resultados indicam necessárias mudanças estruturais na educação profissional, com o crescente quantitativo de matrículas de pessoas com deficiência, e a contínua demanda por formação dos profissionais do Conapne para atuar na inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1545
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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