Show simple item record

dc.date.accessioned2025-08-21T17:19:14Z
dc.date.available2025-08-21T17:19:14Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationPACHECO, Josiane Borges. O prazer da leitura na biblioteca como experiência de letramento para alunos do EJA do IFRJ/Nilópolis: uma vivência à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). 140f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1544
dc.description.abstractA presente pesquisa procurou promover letramento literário e aprendizagem sobre cidadania no espaço não formal de aprendizagem, Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, para discentes do curso de Manutenção e Suporte de Informática – MSI / EJA do IFRJ Campus Nilópolis à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). Através de leituras literárias lúdicas ou que despertem outras formas de sentimentos no intuito de aguçar a criatividade, emoções e contribuir na formação omnilateral dos participantes da pesquisa. Entendemos a omnilateralidade como um princípio pedagógico que inclui diferentes formas do saber: científico, empírico e artístico. A aplicação do produto educacional se deu por rodas de conversa e os resultados obtidos, além de serem apresentados na dissertação, também constam num portfólio. A metodologia de pesquisa foi de abordagem qualitativa; quanto à natureza, participante, aplicada e descritiva; quanto aos procedimentos, consistiu num estudo de caso. A aplicação do produto educacional baseou-se num roteiro para duas rodas de conversas. No primeiro encontro dedicamos para a apresentação e discussão de um curta-metragem e leitura de um conto e, no segundo encontro, apresentamos um conto que oferecesse ludicidade e um poema que estimulasse manifestações de emotividade diferenciadas nos participantes da pesquisa. Para cada texto foram feitas atividades para incentivar a leitura de textos literários na biblioteca. Para coleta dos dados e avaliação dos mesmos, utilizamos questionários impressos com perguntas abertas e fechadas, voltadas para a abordagem qualitativa. Ao término do segundo encontro, os participantes da pesquisa avaliaram o produto educacional e contribuíram com opiniões sobre as atividades desenvolvidas durante a aplicação deste e com o preenchimento de questionários ao fim da segunda roda de conversa. As sequências didáticas do produto educacional constam num portfólio, contendo informações pertinentes à prática da pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectLetramento;pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos;pt_BR
dc.subjectFormação integral;pt_BR
dc.titleO prazer da leitura na biblioteca como experiência de letramento para alunos do EJA do IFRJ/Nilópolis: uma vivência à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica).pt_BR
dc.contributor.authorPacheco, Josiane Borges
dc.typedissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record