• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O prazer da leitura na biblioteca como experiência de letramento para alunos do EJA do IFRJ/Nilópolis: uma vivência à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica).

Thumbnail
Ver/
Dissertação - Josiane Borges (9.890Mb)
Fecha
2024
Autor
Pacheco, Josiane Borges
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente pesquisa procurou promover letramento literário e aprendizagem sobre cidadania no espaço não formal de aprendizagem, Biblioteca Prof. Carlos Alberto Barbosa, para discentes do curso de Manutenção e Suporte de Informática – MSI / EJA do IFRJ Campus Nilópolis à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica). Através de leituras literárias lúdicas ou que despertem outras formas de sentimentos no intuito de aguçar a criatividade, emoções e contribuir na formação omnilateral dos participantes da pesquisa. Entendemos a omnilateralidade como um princípio pedagógico que inclui diferentes formas do saber: científico, empírico e artístico. A aplicação do produto educacional se deu por rodas de conversa e os resultados obtidos, além de serem apresentados na dissertação, também constam num portfólio. A metodologia de pesquisa foi de abordagem qualitativa; quanto à natureza, participante, aplicada e descritiva; quanto aos procedimentos, consistiu num estudo de caso. A aplicação do produto educacional baseou-se num roteiro para duas rodas de conversas. No primeiro encontro dedicamos para a apresentação e discussão de um curta-metragem e leitura de um conto e, no segundo encontro, apresentamos um conto que oferecesse ludicidade e um poema que estimulasse manifestações de emotividade diferenciadas nos participantes da pesquisa. Para cada texto foram feitas atividades para incentivar a leitura de textos literários na biblioteca. Para coleta dos dados e avaliação dos mesmos, utilizamos questionários impressos com perguntas abertas e fechadas, voltadas para a abordagem qualitativa. Ao término do segundo encontro, os participantes da pesquisa avaliaram o produto educacional e contribuíram com opiniões sobre as atividades desenvolvidas durante a aplicação deste e com o preenchimento de questionários ao fim da segunda roda de conversa. As sequências didáticas do produto educacional constam num portfólio, contendo informações pertinentes à prática da pesquisa.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1544
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV