O prazer da leitura na biblioteca como experiência de letramento para alunos do EJA do IFRJ/Nilópolis: uma vivência à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica).
Resumen
A presente pesquisa procurou promover letramento literário e aprendizagem sobre
cidadania no espaço não formal de aprendizagem, Biblioteca Prof. Carlos Alberto
Barbosa, para discentes do curso de Manutenção e Suporte de Informática – MSI /
EJA do IFRJ Campus Nilópolis à luz da EPT (Educação Profissional e Tecnológica).
Através de leituras literárias lúdicas ou que despertem outras formas de sentimentos
no intuito de aguçar a criatividade, emoções e contribuir na formação omnilateral dos
participantes da pesquisa. Entendemos a omnilateralidade como um princípio
pedagógico que inclui diferentes formas do saber: científico, empírico e artístico. A
aplicação do produto educacional se deu por rodas de conversa e os resultados
obtidos, além de serem apresentados na dissertação, também constam num portfólio.
A metodologia de pesquisa foi de abordagem qualitativa; quanto à natureza,
participante, aplicada e descritiva; quanto aos procedimentos, consistiu num estudo
de caso. A aplicação do produto educacional baseou-se num roteiro para duas rodas
de conversas. No primeiro encontro dedicamos para a apresentação e discussão de
um curta-metragem e leitura de um conto e, no segundo encontro, apresentamos um
conto que oferecesse ludicidade e um poema que estimulasse manifestações de
emotividade diferenciadas nos participantes da pesquisa. Para cada texto foram feitas
atividades para incentivar a leitura de textos literários na biblioteca. Para coleta dos
dados e avaliação dos mesmos, utilizamos questionários impressos com perguntas
abertas e fechadas, voltadas para a abordagem qualitativa. Ao término do segundo
encontro, os participantes da pesquisa avaliaram o produto educacional e contribuíram
com opiniões sobre as atividades desenvolvidas durante a aplicação deste e com o
preenchimento de questionários ao fim da segunda roda de conversa. As sequências
didáticas do produto educacional constam num portfólio, contendo informações
pertinentes à prática da pesquisa.