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dc.date.accessioned2025-08-21T17:10:13Z
dc.date.available2025-08-21T17:10:13Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBASTOS, Jorge Almeida. Saúde mental e educação profissional e tecnológica: um estudo sobre as práticas em saúde mental no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. 96f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1543
dc.description.abstractEste estudo teve como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde mental dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Assim, esta dissertação utilizou-se da metodologia descritiva exploratória e pesquisa de campo junto a vinte professores com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário para identificar as principais demandas emergentes ocorridas no ambiente de trabalho relacionadas à saúde mental dos professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, as questões relacionadas à saúde mental que interferem na trajetória profissional desses docentes e as dificuldades enfrentadas. Verificou-se que a saúde mental do docente ainda é agravada pela limitação a que a Instituição submete os professores quanto às manifestações de suas angústias, frustrações e emoções, a burocracia excessiva. Os resultados apontam algumas situações de doenças ocupacionais (como ansiedade e depressão), vivenciadas pelos professores e que ocorre principalmente pelo excesso de carga laboral, que tem sido um dos maiores motivos do desenvolvimento dessas doenças, ritmo acelerado, sobrecarga de trabalho, intensas mudanças, pressões, excessivo número de alunos por turma, alterações curriculares, falta de autonomia, falta de condições de trabalho, além da desvalorização da profissão. Conclui-se que, a partir dos resultados, fez-se importante a elaboração do produto educacional, visando contribuir com estratégias para o debate sobre a importância de discutir a saúde mental dos docentes da carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação Profissional;pt_BR
dc.subjectSaúde Mental;pt_BR
dc.titleSaúde mental e educação profissional e tecnológica: um estudo sobre as práticas em saúde mental no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.contributor.authorBastos, Jorge de Almeida
dc.typedissertaçãopt_BR


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