Saúde mental e educação profissional e tecnológica: um estudo sobre as práticas em saúde mental no Campus Duque de Caxias do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Abstract
Este estudo teve como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde mental
dos professores da Educação Profissional e Tecnológica no ensino médio integrado
no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Assim, esta
dissertação utilizou-se da metodologia descritiva exploratória e pesquisa de campo
junto a vinte professores com abordagem quantitativa, com aplicação de questionário
para identificar as principais demandas emergentes ocorridas no ambiente de trabalho
relacionadas à saúde mental dos professores do Ensino Médio Integrado do Instituto
Federal de Educação, as questões relacionadas à saúde mental que interferem na
trajetória profissional desses docentes e as dificuldades enfrentadas. Verificou-se que
a saúde mental do docente ainda é agravada pela limitação a que a Instituição
submete os professores quanto às manifestações de suas angústias, frustrações e
emoções, a burocracia excessiva. Os resultados apontam algumas situações de
doenças ocupacionais (como ansiedade e depressão), vivenciadas pelos professores
e que ocorre principalmente pelo excesso de carga laboral, que tem sido um dos
maiores motivos do desenvolvimento dessas doenças, ritmo acelerado, sobrecarga
de trabalho, intensas mudanças, pressões, excessivo número de alunos por turma,
alterações curriculares, falta de autonomia, falta de condições de trabalho, além da
desvalorização da profissão. Conclui-se que, a partir dos resultados, fez-se importante
a elaboração do produto educacional, visando contribuir com estratégias para o
debate sobre a importância de discutir a saúde mental dos docentes da carreira da
Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT).