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dc.date.accessioned2025-08-21T16:18:15Z
dc.date.available2025-08-21T16:18:15Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSOUZA, Flávio Henrique de. Escravização contemporânea e a educação profissional e tecnológica: contribuições para a formação omnilateral de estudantes do IFRJ Campus Nilópolis. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1541
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo geral colaborar com a inclusão da temática escravização contemporânea, por meio de uma mídia-educativa (Produto Educacional), nos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ, visando à formação integral e emancipada dos estudantes. Logo, o problema de pesquisa repousou sobre a seguinte questão: como a inserção do tema escravização contemporânea pode contribuir na formação integral dos estudantes dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ? Isso porque em nosso país, mesmo com a Abolição formal da escravatura em 1888, existem pessoas – coagidas por uma herança cultural execrável de três séculos e meio da escravização da população negra africana – que são exploradas e se encontram em condições de trabalho escravo contemporâneo. Sobre os objetivos específicos, este estudo procurou: (a) analisar como os estudantes dos cursos do Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ Campus Nilópolis compreendem o tema escravização contemporânea; (b) identificar como o tema escravização contemporânea tem sido trabalhado nas pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica; (c) inserir a temática escravização contemporânea no Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio do IFRJ Campus Nilópolis. Em relação à metodologia, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa convidados foram os estudantes (do 7° e 8° períodos) do 3° ano dos cursos de Controle Ambiental e Química. Estes, por sua vez, participaram da primeira etapa de coleta de dados, que buscou compreender como eles entendiam o que vem a ser escravização contemporânea. Posteriormente, na última etapa, foi feita a apresentação do vídeo (ilustrado e didático) e sua avaliação através de um questionário. Em termos de resultados, os dados coletados corroboram que os jovens, de maneira geral, estavam a par de alguns aspectos relativos à escravização contemporânea. Com efeito, eles compreenderam que esse delito envolve violação de direitos trabalhistas, privação de liberdade, agressões físicas e psicológicas, a ganância pelo lucro por parte do empresariado e o aliciamento dos mais vulneráveis socioeconomicamente. Contudo, para confeccionar o Produto Educacional, foi necessário, ainda, a partir da análise dos dados, o aprofundamento de questões conceituais, legislativas, étnico-raciais e sócio-históricas. Com vistas à intensificação de valores, normas e atitudes para formação cidadã dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEscravização Contemporânea;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional;pt_BR
dc.subjectEnsino Técnico Integrado;pt_BR
dc.titleEscravização contemporânea e a educação profissional e tecnológica: contribuições para a formação omnilateral de estudantes do IFRJ Campus Nilópolis.pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Flávio Henrique Santos de
dc.typedissertaçãopt_BR


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