A formação humana e integral e o trabalho como princípio educativo dos docentes do curso técnico em eletromecânica do Senai de Parauapebas.
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Data
2024Autor
Sousa, Antonio Henrique Sobrinho de
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Esta pesquisa teve como objetivo analisar a partir dos discursos dos docentes do
curso técnico em eletromecânica do SENAI de Parauapebas, atuantes na educação
profissional, com foco em suas compreensões sobre a formação politécnica e o
trabalho como princípio educativo. A partir desses discursos, refletiu-se de forma
crítica, sobre as bases conceituais da EPT, indo além da formação técnica profissional
mecanicista, com ênfase em uma formação mais direcionada ao desenvolvimento
humano integral. O estudo, de natureza qualitativa e intervencionista, centrou-se na
análise dos discursos por meio da observação, interpretação, compreensão e
interação, com o intuito de intervir na realidade da instituição de ensino e promovê-la.
Essa intervenção se materializou na produção do curso de formação intitulado “Bases
conceituais da EPT na educação profissional do SENAI”, oferecido de forma
presencial com os docentes da instituição de ensino. O objetivo do curso foi
proporcionar uma reflexão crítica para além da formação técnica profissional
mecanicista, contribuindo para a compreensão da politécnica e do trabalho como
princípio educativo, com foco em uma formação humana direcionada à formação
integral e não apenas a formação tecnicista. Para interpretação dos dados, foi
realizada uma análise do diálogo dos participantes da pesquisa, que são os docentes
do curso, a partir de seus discursos. Ao final, conclui-se que o curso foi significativo
para o acesso às bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT),
que eram desconhecidas pelos participantes, e esse conhecimento contribuiu para o
aprimoramento profissional dos docentes, pois os discursos abordados estimularam
uma reflexão mais crítica sobre os temas da educação profissional e tecnológica.