Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-08-20T14:08:37Z
dc.date.available2025-08-20T14:08:37Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSOUSA, Antonio Henrique Sobrinho de. A formação humana e integral e o trabalho como princípio educativo dos docentes do curso técnico em eletromecânica do Senai de Parauapebas. 103f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1539
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar a partir dos discursos dos docentes do curso técnico em eletromecânica do SENAI de Parauapebas, atuantes na educação profissional, com foco em suas compreensões sobre a formação politécnica e o trabalho como princípio educativo. A partir desses discursos, refletiu-se de forma crítica, sobre as bases conceituais da EPT, indo além da formação técnica profissional mecanicista, com ênfase em uma formação mais direcionada ao desenvolvimento humano integral. O estudo, de natureza qualitativa e intervencionista, centrou-se na análise dos discursos por meio da observação, interpretação, compreensão e interação, com o intuito de intervir na realidade da instituição de ensino e promovê-la. Essa intervenção se materializou na produção do curso de formação intitulado “Bases conceituais da EPT na educação profissional do SENAI”, oferecido de forma presencial com os docentes da instituição de ensino. O objetivo do curso foi proporcionar uma reflexão crítica para além da formação técnica profissional mecanicista, contribuindo para a compreensão da politécnica e do trabalho como princípio educativo, com foco em uma formação humana direcionada à formação integral e não apenas a formação tecnicista. Para interpretação dos dados, foi realizada uma análise do diálogo dos participantes da pesquisa, que são os docentes do curso, a partir de seus discursos. Ao final, conclui-se que o curso foi significativo para o acesso às bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que eram desconhecidas pelos participantes, e esse conhecimento contribuiu para o aprimoramento profissional dos docentes, pois os discursos abordados estimularam uma reflexão mais crítica sobre os temas da educação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação Profissional;pt_BR
dc.subjectBases conceituais da EPT;pt_BR
dc.subjectFormação politécnica;pt_BR
dc.titleA formação humana e integral e o trabalho como princípio educativo dos docentes do curso técnico em eletromecânica do Senai de Parauapebas.pt_BR
dc.contributor.authorSousa, Antonio Henrique Sobrinho de
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples