• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação humana e integral e o trabalho como princípio educativo dos docentes do curso técnico em eletromecânica do Senai de Parauapebas.

Thumbnail
View/Open
Dissertação - Antonio Henrique de Sousa (11.22Mb)
Date
2024
Author
Sousa, Antonio Henrique Sobrinho de
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a partir dos discursos dos docentes do curso técnico em eletromecânica do SENAI de Parauapebas, atuantes na educação profissional, com foco em suas compreensões sobre a formação politécnica e o trabalho como princípio educativo. A partir desses discursos, refletiu-se de forma crítica, sobre as bases conceituais da EPT, indo além da formação técnica profissional mecanicista, com ênfase em uma formação mais direcionada ao desenvolvimento humano integral. O estudo, de natureza qualitativa e intervencionista, centrou-se na análise dos discursos por meio da observação, interpretação, compreensão e interação, com o intuito de intervir na realidade da instituição de ensino e promovê-la. Essa intervenção se materializou na produção do curso de formação intitulado “Bases conceituais da EPT na educação profissional do SENAI”, oferecido de forma presencial com os docentes da instituição de ensino. O objetivo do curso foi proporcionar uma reflexão crítica para além da formação técnica profissional mecanicista, contribuindo para a compreensão da politécnica e do trabalho como princípio educativo, com foco em uma formação humana direcionada à formação integral e não apenas a formação tecnicista. Para interpretação dos dados, foi realizada uma análise do diálogo dos participantes da pesquisa, que são os docentes do curso, a partir de seus discursos. Ao final, conclui-se que o curso foi significativo para o acesso às bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que eram desconhecidas pelos participantes, e esse conhecimento contribuiu para o aprimoramento profissional dos docentes, pois os discursos abordados estimularam uma reflexão mais crítica sobre os temas da educação profissional e tecnológica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1539
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV