Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-06-05T18:35:15Z
dc.date.available2025-06-05T18:35:15Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCOELHO, Valeska Martins. Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1495
dc.description.abstractMuito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos rankings mundiais. A necessidade de investigar as possíveis causas dessa ineficácia é evidente, visando encontrar soluções que tornem a experiência dos estudantes brasileiros com a matemática mais satisfatória.Um fator a ser considerado nessa investigação é o transtorno de aprendizado conhecido como discalculia. Apesar de representarem apenas uma pequena parcela da população mundial, os indivíduos afetados por esse transtorno merecem atenção especial. Os exames nacionais e internacionais não os distinguem separadamente, incluindo-os nos resultados dos rankings, o que evidencia o desconhecimento e o descaso em relação a esse grupo de estudantes.É inegável que esses alunos precisam receber educação e ter seus direitos assegurados, assim como os alunos sem o transtorno. No entanto, o desafio reside em como atingir esse objetivo. A abordagem proposta, neste trabalho, é a de criação de um jogo didático de cartas voltado especificamente para alunos com discalculia, utilizando conceitos neuroeducacionais. Esse jogo tem o objetivo oferecer suporte aos alunos, permitindo-lhes assimilar de forma mais inclusiva e divertida o conjunto de números que se faz presente em diversas situações cotidianas. A proposta é que esse jogo sirva como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, proporcionando uma abordagem diferenciada que atenda às necessidades específicas desses estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectJogo didático;pt_BR
dc.subjectDiscalculia;pt_BR
dc.subjectNeuroeducação;pt_BR
dc.titleJogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.pt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Valeska Martins
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples