• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Jogo matemático para auxiliar no aprendizado de números inteiros com foco em alunos com discalculia.

Thumbnail
Ver/
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Valeska Coelho (1.948Mb)
Fecha
2024
Autor
Coelho, Valeska Martins
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Muito se tem discutido sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação à matemática. Os exames revelam baixos índices de eficiência na disciplina, o que tem posicionado o Brasil em patamares desfavoráveis nos rankings mundiais. A necessidade de investigar as possíveis causas dessa ineficácia é evidente, visando encontrar soluções que tornem a experiência dos estudantes brasileiros com a matemática mais satisfatória.Um fator a ser considerado nessa investigação é o transtorno de aprendizado conhecido como discalculia. Apesar de representarem apenas uma pequena parcela da população mundial, os indivíduos afetados por esse transtorno merecem atenção especial. Os exames nacionais e internacionais não os distinguem separadamente, incluindo-os nos resultados dos rankings, o que evidencia o desconhecimento e o descaso em relação a esse grupo de estudantes.É inegável que esses alunos precisam receber educação e ter seus direitos assegurados, assim como os alunos sem o transtorno. No entanto, o desafio reside em como atingir esse objetivo. A abordagem proposta, neste trabalho, é a de criação de um jogo didático de cartas voltado especificamente para alunos com discalculia, utilizando conceitos neuroeducacionais. Esse jogo tem o objetivo oferecer suporte aos alunos, permitindo-lhes assimilar de forma mais inclusiva e divertida o conjunto de números que se faz presente em diversas situações cotidianas. A proposta é que esse jogo sirva como uma ferramenta complementar ao ensino tradicional, proporcionando uma abordagem diferenciada que atenda às necessidades específicas desses estudantes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1495
Colecciones
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV