Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-06-05T18:28:24Z
dc.date.available2025-06-05T18:28:24Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSOARES, Sulamita Rosa Nogueira. Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1494
dc.description.abstractEste trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos cursos ofertados aos professores de 09 universidades brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir dos documentos encontrados dos cursos nos sites das Instituições de Ensino Superior do Estado do RJ. Após a identificação das instituições, constata-se a existência da oferta de 08 cursos, durante o recorte temporal de 2021 até 2023. Com base na análise dos documentos dos planos de cursos e nas ementas das formações coletadas, foi possível identificar que somente 03 cursos dão ênfase à temática referente a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. De acordo com os resultados, pode-se concluir que houve um número pouco significativo de formações oferecidas aos docentes no período do pós- pandemia. Dessa forma, a pesquisa aponta a necessidade da oferta de mais formações para preparar os docentes a fim de atender às necessidades individuais desses alunos, levando em consideração os retrocessos causados pela covid-19 na educação. O artigo propõe a construção de novos cursos de formação continuada que propiciem a reflexão e preparo dos docentes acerca de sua prática pedagógica, com a intencionalidade de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes com DI, que tiveram grandes desafios durante o ensino remoto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectFormação continuada;pt_BR
dc.subjectDeficiência intelectual;pt_BR
dc.subjectNeuroeducação;
dc.titleAnálise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.pt_BR
dc.contributor.authorSoares, Sulamita Rosa Nogueira
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples