• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Análise das informações oferecidas aos docentes sobre inclusão de alunos com deficiência no contexto pós-pandêmico.

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Sulamita Soares (979.2Kb)
Date
2024
Author
Soares, Sulamita Rosa Nogueira
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho objetiva compreender o cenário das formações oferecidas aos docentes no período pós-pandêmico, voltadas para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI). Foi realizado um levantamento dos cursos ofertados aos professores de 09 universidades brasileiras. Trata-se de uma pesquisa documental realizada a partir dos documentos encontrados dos cursos nos sites das Instituições de Ensino Superior do Estado do RJ. Após a identificação das instituições, constata-se a existência da oferta de 08 cursos, durante o recorte temporal de 2021 até 2023. Com base na análise dos documentos dos planos de cursos e nas ementas das formações coletadas, foi possível identificar que somente 03 cursos dão ênfase à temática referente a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. De acordo com os resultados, pode-se concluir que houve um número pouco significativo de formações oferecidas aos docentes no período do pós- pandemia. Dessa forma, a pesquisa aponta a necessidade da oferta de mais formações para preparar os docentes a fim de atender às necessidades individuais desses alunos, levando em consideração os retrocessos causados pela covid-19 na educação. O artigo propõe a construção de novos cursos de formação continuada que propiciem a reflexão e preparo dos docentes acerca de sua prática pedagógica, com a intencionalidade de potencializar o processo de ensino aprendizagem dos estudantes com DI, que tiveram grandes desafios durante o ensino remoto.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1494
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV