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Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.

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Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Diego Ribeiro e Lincoln Fontenele (13.58Mb)
Data
2024
Autor
Ribeiro, Diego das Neves
Fontenele, Lincoln Simões
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência (PCDs). Estruturada em três seções principais, a investigação analisa o papel da cibercultura no aprendizado, as características do YouTube como plataforma digital e os critérios de seleção de conteúdos audiovisuais voltados à inclusão social. Inicialmente, faz-se uma revisão bibliográfica para estabelecer o atual cenário da cibercultura, sua função no processo de aprendizagem com divulgação científica em pesquisas da sociologia e as competências informacionais para que o YouTube funcione como mais uma ferramenta de divulgação científica. Em seguida, é feita uma análise qualitativa de vídeos dessa plataforma que atendam aos critérios de divulgação científica da sociologia sobre temas de inclusão social de PCDs no Brasil. Como conclusão, a pesquisa confirma sua hipótese inicial, demonstrando que o YouTube é um espaço fértil para a divulgação científica da sociologia e para a conscientização sobre temas de inclusão social. A cibercultura contribui para a formação de cidadãos capazes de compreender as dinâmicas sociais envolvendo a exclusão e a inclusão de PCDs no Brasil, ao mesmo tempo em que promove a inserção de cidadãos no mercado de trabalho com uma perspectiva mais inclusiva.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1487
Collections
  • Ciências Humanas

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