Competências informacionais e a sociologia da inclusão social da pessoa com deficiência: Youtube enquanto ferramenta de divulgação científica.
Abstract
A pesquisa parte da hipótese de que o YouTube pode funcionar como uma
ferramenta eficaz de divulgação científica, particularmente no campo da
sociologia e no tema da inclusão social de pessoas com deficiência (PCDs).
Estruturada em três seções principais, a investigação analisa o papel da
cibercultura no aprendizado, as características do YouTube como plataforma
digital e os critérios de seleção de conteúdos audiovisuais voltados à inclusão
social. Inicialmente, faz-se uma revisão bibliográfica para estabelecer o atual
cenário da cibercultura, sua função no processo de aprendizagem com
divulgação científica em pesquisas da sociologia e as competências
informacionais para que o YouTube funcione como mais uma ferramenta de
divulgação científica. Em seguida, é feita uma análise qualitativa de vídeos
dessa plataforma que atendam aos critérios de divulgação científica da
sociologia sobre temas de inclusão social de PCDs no Brasil. Como conclusão,
a pesquisa confirma sua hipótese inicial, demonstrando que o YouTube é um
espaço fértil para a divulgação científica da sociologia e para a
conscientização sobre temas de inclusão social. A cibercultura contribui para a
formação de cidadãos capazes de compreender as dinâmicas sociais
envolvendo a exclusão e a inclusão de PCDs no Brasil, ao mesmo tempo em
que promove a inserção de cidadãos no mercado de trabalho com uma
perspectiva mais inclusiva.