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dc.contributor.advisorGraça, Marcelle Carvalho Queiroz
dc.date.accessioned2025-04-07T19:12:54Z
dc.date.available2025-04-07T19:12:54Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSOUZA, Thayna Nascimento de. A apraxia da fala em crianças com transtorno do espectro autista e a terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literatura. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1400
dc.description.abstractIntrodução: A Apraxia de Fala na Infância e o Transtorno do Espectro Autista apresentam em suas características semelhanças e diferenças sutis, que dificultam o processo de avaliação para distinguir o diagnóstico e determinar o tratamento mais eficiente nas crianças com idade entre 0 e 6 anos. Objetivo: Avaliar a relação entre a Apraxia de Fala na Infância e o Transtorno do Espectro Autista e a contribuição do terapeuta ocupacional no processo de reabilitação. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com uma delimitação temporal de 5 anos (2019 – 2023) e incluiu publicações científicas nacionais e internacionais, a mesma foi realizada entre janeiro e maio de 2023, nos idiomas inglês, português e espanhol. Adotaram-se as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medline) e a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram encontrados 1.680 artigos, dos quais foram excluídos 1.677 artigos por motivos diversos, dos quais foram selecionados para a amostra final 3 artigos para compor o corpus de dados de análise desta pesquisa. Resultados: Os três artigos abordaram a temática de forma diferente, trouxeram a incidência da Apraxia de Fala na Infância em crianças com Transtorno do Espectro Autista; a identificação das diferenças cerebrais entre os transtornos supracitados através da ressonância magnética; avaliações que verificaram alterações comuns, como a dificuldade na linguagem - a distorção na fala, prosódia e no tom e a necessidade de mudanças na construção do dispositivo de Tecnologia Assistiva – Comunicação Aumentativa e Alternativa. Discussão: Foi possível identificar a presença de dificuldades na comunicação, interação social e déficits cognitivos nos dois diagnósticos, por conseguinte, o atraso no desenvolvimento da criança. Em vista disso, constatou-se a importância do terapeuta ocupacional ser inserido no processo de reabilitação e, assim, contribuir na estimulação das habilidades sensório-motora, cognitiva e psicossocial e, desta forma, promover independência e autonomia no desempenho ocupacional deste público-alvo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS REALENGOpt_BR
dc.subjectApraxia da falapt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA apraxia da fala em crianças com transtorno do espectro autista e a terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literatura.pt_BR
dc.contributor.authorSouza, Thayna Nascimento de
dc.typeTCCpt_BR


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