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A apraxia da fala em crianças com transtorno do espectro autista e a terapia ocupacional: uma revisão integrativa da literatura.

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Thayna N. de Souza (10.71Mb)
Data
2023
Autor
Souza, Thayna Nascimento de
Metadata
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Resumo
Introdução: A Apraxia de Fala na Infância e o Transtorno do Espectro Autista apresentam em suas características semelhanças e diferenças sutis, que dificultam o processo de avaliação para distinguir o diagnóstico e determinar o tratamento mais eficiente nas crianças com idade entre 0 e 6 anos. Objetivo: Avaliar a relação entre a Apraxia de Fala na Infância e o Transtorno do Espectro Autista e a contribuição do terapeuta ocupacional no processo de reabilitação. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com uma delimitação temporal de 5 anos (2019 – 2023) e incluiu publicações científicas nacionais e internacionais, a mesma foi realizada entre janeiro e maio de 2023, nos idiomas inglês, português e espanhol. Adotaram-se as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em ciências da Saúde (LILACS), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medline) e a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram encontrados 1.680 artigos, dos quais foram excluídos 1.677 artigos por motivos diversos, dos quais foram selecionados para a amostra final 3 artigos para compor o corpus de dados de análise desta pesquisa. Resultados: Os três artigos abordaram a temática de forma diferente, trouxeram a incidência da Apraxia de Fala na Infância em crianças com Transtorno do Espectro Autista; a identificação das diferenças cerebrais entre os transtornos supracitados através da ressonância magnética; avaliações que verificaram alterações comuns, como a dificuldade na linguagem - a distorção na fala, prosódia e no tom e a necessidade de mudanças na construção do dispositivo de Tecnologia Assistiva – Comunicação Aumentativa e Alternativa. Discussão: Foi possível identificar a presença de dificuldades na comunicação, interação social e déficits cognitivos nos dois diagnósticos, por conseguinte, o atraso no desenvolvimento da criança. Em vista disso, constatou-se a importância do terapeuta ocupacional ser inserido no processo de reabilitação e, assim, contribuir na estimulação das habilidades sensório-motora, cognitiva e psicossocial e, desta forma, promover independência e autonomia no desempenho ocupacional deste público-alvo.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1400
Collections
  • Ciências da Saúde

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