Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeccache-Maia, Eline
dc.date.accessioned2025-03-21T17:24:57Z
dc.date.available2025-03-21T17:24:57Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationDELGADO, Fábio da Silva Prado. Ensino de ciências em uma escola na prisão: o fanzine como recurso didático. Orientador: Eline Deccache-Maia. 2024. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1354
dc.description.abstractLecionar em uma escola localizada em uma Unidade Prisional na modalidade Educação de Jovens e Adultos é um desafio diário, pois o modelo de educação aplicado em uma escola na prisão é o mesmo que o aplicado nas escolas extramuros, ainda que seja evidente a diferença de público atendido. Por esse motivo, o objetivo deste trabalho, que tem caráter qualitativo, é verificar como a aplicação de um recurso didático baseado no uso do fanzine, pode incrementar o ensino de ciências em uma escola na prisão, e tornar o Ensino de Ciências mais atrativo. O estudo foi realizado no Colégio Estadual Carlos da Costa, localizado no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Estado do Rio de Janeiro. Apresentamos propostas do fanzine como um recurso didático para um aprendizado dinâmico, prazeroso e desafiador que sugere aplicação prática dos conhecimentos científicos e, ainda, a oportunidade da experiência de trabalhar e desenvolver expressões artísticas. Desta forma, realizamos uma abordagem diagnostica com os alunos acerca dos conhecimentos sobre fanzine através de uma roda de conversa a fim de também conhecer seus assuntos de interesse relacionados a Ciências e por último realizamos a oficina de produção do fanzine. Percebemos que falar sobre conteúdos de ciências, utilizando essa estratégia, foi muito estimulante, pois os alunos puderam interagir, expor seus sentimentos, histórias de vida e inseguranças, trazendo para o cotidiano assuntos antes vistos com certo distanciamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectFanzinespt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrisioneiros - Educaçãopt_BR
dc.titleEnsino de ciências em uma escola na prisão : o fanzine como recurso didáticopt_BR
dc.contributor.authorDelgado, Fabíola da Silva Prado
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples