dc.contributor.advisor | Vieira, Valéria da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T17:07:04Z | |
dc.date.available | 2025-03-21T17:07:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | DUTTON, Dayenne. Coronaover: oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital. Orientador: Valéria da Silva Vieira. 2024. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1352 | |
dc.description.abstract | A pandemia revelou um distanciamento da ciência por parte da população. Tratamentos inexistentes ou ineficazes para a doença e a desconfiança em relação à vacina ainda ecoam no imaginário de muitas pessoas. O objetivo da pesquisa foi construir um jogo de RPG digital sobre a Covid-19, que pudesse ser aplicado no Ensino Fundamental, trazendo informações sobre a doença e os conteúdos de Ciências abordados, com o intuito de propiciar a alfabetização científica. Por meio da observação participante, foram realizadas rodas de conversa que resultaram na construção e aplicação do jogo, cujos resultados foram analisados pela análise textual discursiva (ATD). O jogo CoronaOver demonstrou ser uma ferramenta de ensino dinâmica, que proporciona engajamento coletivo, fomenta diversos assuntos científicos além dos propostos e possui uma plasticidade para se adaptar a outros contextos sociais. Quando combinado com outros recursos didáticos, o jogo proporciona o desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais, essenciais para a formação do pensamento crítico e para a alfabetização científica. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS | pt_BR |
dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento digital | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 (Doença) | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject | CoronaOver (Jogo) | pt_BR |
dc.title | Coronaover : oportunizando a alfabetização científica por intermédio de um jogo digital | pt_BR |
dc.contributor.author | Dutton, Dayenne | |
dc.type | dissertação | pt_BR |