Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-03-21T16:52:51Z
dc.date.available2025-03-21T16:52:51Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMOURA, Rafael Tomé de. Um episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial: o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduação. Orientador: Maria Cristiane do Amaral Moreira. 2024. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1350
dc.description.abstractA partir do momento que entramos na escola, somos conduzidos a aprender e entender a ciência direcionada às produções e conceitos científicos ocidentais. Sendo assim, têm-se a impressão de que toda criação intelectual importante para a humanidade se iniciou nessa parte geográfica e a ela se reduz. Com isso, uma possível abordagem para trabalhar a ciência sob uma perspectiva decolonial pode estar na utilização da história, por meio de episódios históricos como estratégia de ensino de física. A presente dissertação tem como objetivo o ensino de edificações para engenheiros, de forma a associar elementos das construções de povos antigos e o ensino do conceito de força de atrito na disciplina de mecânica geral, em curso de engenharia. Aqui entra o papel do professor pesquisador, que não apenas observa, mas se prontifica a produzir conhecimentos acerca de sua própria realidade, de seus próprios problemas, buscando sempre impulsionar a prática. O trabalho foi desenvolvido com alunos da educação a distância (EaD) do curso de graduação em engenharia de produção do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foi apresentada uma situação problema do período histórico estudado aos alunos, e por meio de um questionário de perguntas abertas, estabelecer relações visando o conhecimento contemporâneo. Os resultados são apresentados em duas partes, a primeira fazendo uma discussão da percentagem das respostas dos discentes, e a segunda, por meio da análise de livre interpretação, as mensagens das respostas discursivas, que demonstram que os alunos, majoritariamente, compreendem o problema apresentado, mas apresentam incerteza quanto à explicação do fenômeno físico. Por meio das análises das respostas, desenvolveu-se uma sequência didática intitulada - Saberes Milenares para o ensino da física contemporânea - sobre o carregamento dos blocos de pedra para a construção das pirâmides egípcias para professores de engenharia a distância, produto educacional dessa dissertação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NILÓPOLISpt_BR
dc.subjectFísica - Mecânicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectEnsino à distância - Graduação em engenharia de produção - CEDERJpt_BR
dc.subjectEpisódio histórico - decolonidadept_BR
dc.subjectSequência didática - Ensino superiorpt_BR
dc.titleUm episódio da história a partir de uma perspectiva decolonial : o ensino da força de atrito em um curso a distância de graduaçãopt_BR
dc.contributor.authorMoura, Rafael Tomé de
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples