Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Armando Martins de
dc.contributor.advisorChagas, Carmen Elena das
dc.date.accessioned2024-12-03T19:21:51Z
dc.date.available2024-12-03T19:21:51Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationSILVA, Ednéa Brito da. A importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativa. 23 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1271
dc.description.abstractEste trabalho visa contribuir acerca das reflexões sobre a importância do planejamento das tecnologias de informação no plano de aula do ensino da Matemática através de uma aprendizagem que traga significado para o aprendiz. Dessa forma, buscou-se embasamento teórico nas teorias cognitivista da Aprendizagem significativa, de David Ausubel, e, socioconstrutivista, de Paulo Freire, aliadas às concepções sobre planejamento escolar oriundas de Vasconcellos e Libâneo. A aprendizagem significativa se formaliza quando o conhecimento a ser construído se relaciona com o conhecimento prévio do aluno sobre o que se quer aprender para, assim, resultar em um produto final. Nesse contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), agregadas a um bom planejamento, podem contribuir para a qualidade dessa aprendizagem e, para isso acontecer, a sondagem e/ou investigação desses conhecimentos dos aprendizes se faz necessária. A reflexão crítica do professor sobre sua prática de ensino, também, é aspecto que colabora de forma significativa para o ensino. Este trabalho, de natureza investigativa, buscou através de pesquisas bibliográficas desenvolver um plano de aula, utilizando a Aprendizagem Significativa com auxílio das TIC’s com a intenção de despertar a reflexão sobre a importância, na contemporaneidade, do planejamento das tecnologias nos planos de aula de Matemática e propiciar alguma possibilidade que tenha significado para o aluno na construção da aprendizagem e não, apenas, mostrar os detalhes da construção de um plano de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPlanos de aulapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.titleA importância do planejamento das TICs no ensino da Matemática: o plano de aula como instrumento para a aprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ednéa Brito da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples